Iniciada a pré-produção do longa-metragem Michaud

02/set/2021 - Cultura e social -

A produtora audiovisual brasileira Ampler iniciou a pré-produção do filme MICHAUD, o qual contará com locações de filmagem tanto no Brasil quanto na Suíça, na região de Montreux-Vevey.

O longa-metragem, híbrido, com elementos documentais e ficcionais, é um caso limite de um documentário de memória, baseado em mais de 70 cartas que o suíço William Michaud escreveu para sua família, entre 1848 e 1902, período em que viveu em Superagui, município de Guaraqueçaba no litoral do Paraná – Brasil. Suas cartas eram acompanhadas de desenhos e aquarelas produzidos por ele, para mostrar como e onde vivia, enviados dentro de um pedaço de bambu para não serem amarrotados pelos correios durante os dois meses que levavam até chegar à Suíça.

O fio condutor deste filme é a narrativa verídica do suíço sobre a história do conturbado Brasil do final do séc. XIX. Importa dizer, portanto, que o que o diferencia de tantos outros imigrantes cujo destino foi parecido, é o fato de ele ter deixado, por meio de suas cartas e pinturas, um legado que nos permite, após mais de cem anos, aproximar-nos dele e de seu tempo.

A produção está sendo viabilizada através do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) do Estado do Paraná, que permite incentivo fiscal para as empresas que recolhem ICMS naquele estado. Até o momento foram captados 70% do seu orçamento com a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (COPEL). Segundo o produtor executivo da obra, João Gustavo Ferreira, além do incentivo fiscal para as empresas que atuam no Paraná, o filme “está aberto para patrocínio direto, e para apoios e parcerias, que visem viabilizar a produção com a qualidade necessária”. As filmagens na Suíça envolvem custos como transporte aéreo, seguro dos profissionais e dos equipamentos, hospedagem e alimentação.

A empresa que se associar ao projeto além de contribuir com a produção cultural e a divulgação de imagens cinematográficas dos dois países, ainda terá sua marca associada ao filme, difundida em toda a comunicação visual da obra, além de outras ações de contrapartidas.

Interessados em mais informações sobre o projeto podem clicar aqui ou enviar e-mail para: [email protected]

Ou ligar/contatar pelo (42) 98801-7336 (falar com João Gustavo Ferreira)