SWISSCAM recebe Workshop EMBRAPII-Suíça de fomento à inovação

13/jun - SWISSCAM -

No dia 7 de junho de 2019, a SWISSCAM Câmara de Comércio Suíço-Brasileira abriu as portas para receber um evento muito importante. Com intuito de promover parcerias entre empresas suíças, universidades e startups brasileiras, a Embaixada da Suíça, a EMBRAPII, a Innosuisse e a Swissnex organizaram o “Workshop Embrapii-Suíça de fomentação à inovação”.

Foram apresentados cases de sucesso de projetos que uniram a EMBRAPII e as empresas Clariant, Syngenta, Ferring, Givaudan e Endress+Hauser. A Swissnex também divulgou o novo programa para pesquisadores e startups apresentarem seus projetos a fim de conseguir apoio e financiamento.

A Suíça é considerada a nação mais inovadora do mundo como ressaltou o Embaixador da Suíça no Brasil, Andrea Semadeni. Diferentemente do que acontece no Brasil, o setor privado na  Suíça é o principal incentivador de P&D. Em 2017, o governo suíço investiu 28 bilhões de dólares, enquanto empresas suíças destinaram 64 bilhões de dólares a pesquisas.

Carlos Eduardo Pereira, Diretor de Operações da EMBRAPII, destacou que no Brasil apenas 1,3% do PIB é dedicado a projetos de inovação, mas que o país tem potencial, pois há muitos profissionais talentosos. A EMBRAPII busca justamente estabelecer parcerias entre as universidades e as empresas para estimular o investimento em novos projetos. Atualmente, há 40 unidades da EMBRAPII espalhadas pelo Brasil, 10 delas estão no Estado de São Paulo.

As empresas por vezes encontram desafios internos, cuja solução pode vir de ideias de universidades e startups. Colocá-las em contato também é o papel da EMBRAPII. Flávia Carvalho, Research Associate Formulation na Ferring, disse que a empresa acredita neste conceito de “Open Innovation”, em trazer um olhar de fora da empresa, por isso mantém projetos com startups.

O Presidente da SWISSCAM H. Philip Schneider também esteve presente e agradeceu às empresas associadas por participarem de um evento de networking tão importante. Ele também parabenizou a Embaixada Suíça, a Innosuisse e a Swissnex pela ação.

Fotos: Lorna Lee