Reflexões sobre o cenário econômico

05/Maio - Associados, Economia -

Pezco


Macro Insights – Maio 2020.pdf

Depois da catástrofe da Primeira Guerra Mundial, evaporou-se o sonho de que algum dia os seres humanos saberiam tudo o que necessitam saber e a certeza substituiria a incerteza. Ao contrário, a explosão de conhecimento ao longo dos anos tem servido apenas para tornar a vida mais incerta e o mundo mais difícil de ser compreendido.”
(Peter Bernstein, 1996)

Os esforços no desenvolvimento de vacinas e medicamentos para conter a covid-19 evoluem em meio ao avanço da pandemia, que já supera os 3,6 milhões de casos confirmados no mundo, com cerca de 7% desse total em óbitos. No Brasil, passados mais de 40 dias de isolamento e distanciamento social, os casos confirmados superam os 107 mil, com taxa de letalidade de 6,8%.

As incertezas seguem elevadas, dificultando o trabalho de antecipar os potenciais desdobramentos da pandemia sobre a economia. Por ora, a única certeza é que a economia está em recessão, puxada pelas atividades econômicas dependentes do fluxo de pessoas, como transporte, atividades relacionadas ao turismo, serviços pessoais em geral e lazer, dentre outras.

Veja análise completa no documento acima.

Team:

Helcio Takeda
Managing Director, Head of Research

Frederico Turolla
Managing Director

Ana Monteferrario
Bruna de Abreu Martins
João Ricardo Costa Filho
Leonardo Correia
Yan Nonato Cattani