Música suíça e brasileira

12/nov - Cultura e social -

“Stars” é o resultado do encontro entre a artista brasileira Clara Gurjão e o artista suíço Bastian Baker. A faixa, composta e cantada em inglês e português, inaugura a parceria inédita entre o suíço, nome já bastante conhecido nas paradas pop europeias e a brasileira, que a partir do lançamento de seu disco de estreia “Ela” vem colecionando elogios do público e da crítica especializada. Produzida por Kassin e com a participação dos músicos Rodrigo Suricato, Dedê Silva e Danilo Andrade, “Stars” é uma faixa pop com ecos do folk indie de Bastian Baker e da MPB de Clara Gurjão.

Sobre os artistas

CLARA GURJÃO

Clara Gurjão é cantora, compositora, violonista, produtora e arranjadora formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Versátil e criativa, Clara imprime em suas canções sua visão sensível e crítica sobre a vida e a arte. Do prazer nato de cantar e tocar nascem interpretações imersas em uma autenticidade própria de uma artista para quem música e vida se entrelaçam e se confundem. Em 2016 Clara Gurjão lançou seu primeiro disco, “Ela”, produzido pela própria cantora em parceria com Kassin, Danilo Andrade e Marcelo Costa. “Ela” revela a potência, o carisma e o talento de uma artista que se apresenta ao grande público como voz reveladora da nova música brasileira.

Natural do Rio de Janeiro, Clara Gurjão já se apresentou nos principais teatros e casas de show da cidade como Teatro Ipanema, CCJF, Teatro Glauce Rocha, Teatro Café Pequeno, Beco das Garrafas e Teatro Solar de Botafogo. Integrou o circuito SESC RJ realizando shows em uma série de unidades do SESC pelo estado. Com a turnê do disco “Ela” viajou para diversas cidades brasileiras, se apresentando no Festival Sesc de Inverno e em espaços musicais como Santander Cultural Porto Alegre, FNAC São Paulo e Teatro Municipal de Itajubá. A artista também levou o show “Ela” para a Europa, se apresentando na França, Portugal e Suécia. Em 2018 estreou seu show “Voz & Piano” levando-o a diversas casas de show e até à Argentina. Também participou de uma série de programas musicais da TV brasileira. Em novembro de 2019 a artista lança o single “Stars” em parceria
com o artista suíço Bastian Baker.

BASTIAN BAKER

Com apenas 18 anos de idade, Bastian Baker fez sua primeira aparição no prestigiado Montreux Jazz Festival. Em seguida já estava vendendo grandes shows por toda a Europa, liderando as paradas de álbuns e acumulando uma série de grandes prêmios.

O álbum de estreia de Baker, “Tomorrow May Not Be Better”, alcançou a terceira posição (atrás apenas de David Guetta e Red Hot Chili Peppers) e recebeu o disco de platina na Suíça, onde Baker levou para casa o influente prêmio Prix Walo. Ele seguiu com dois álbuns que chegaram ao primeiro e segundo lugar das paradas, dividindo posições com Elton John e Bryan Adams. Seus vídeos conquistaram milhões de visualizações no YouTube. Com isso Baker tornou-se um nome tão familiar que até apareceu como treinador na terceira temporada de “The Voice” na Bélgica.

Baker lançou em 26 de outubro de 2018 seu 4o álbum “BASTIAN BAKER”, que revela uma mistura única de indie rock pop, otimista, dançante e alegre. Um novo território arrojado a ser explorado, enquanto solidifica seu status como genuína estrela pop internacional. Nada mal para um garoto que só queria passar a vida praticando esportes no gelo. Baker também está prestes a completar uma longa turnê mundial de 80 shows dividindo o palco com a superstar canadense Shania Twain.

“Todo mundo achava que eu seria um jogador de hóquei”, diz Baker. “Meu pai e meu avô eram profissionais e eu estava na seleção suíça, mas eu tinha essa coisa dentro de mim que dizia: música, música, música.”

Baker já esteve no Brasil em quatro ocasiões e se apresentou na época das Olimpíadas e da Copa do Mundo. Ficou encantado com o público brasileiro e estabeleceu parceria com a artista brasileira Clara Gurjão para gravação do single “Stars”, em dueto inglês/português. Este single terá lançamento mundial em todas as plataformas de streaming no próximo dia 15 de novembro.

FICHA TÉCNICA

Stars
Composta por Clara Gurjão, Bastian Baker, Caroline Marquard e Zoe
Mirkovich
Kassin: baixo e produção musical
Dedê Silva: bateria e percussão
Rodrigo Suricato: violão e Weissenborn
Danilo Andrade: teclados
Clara Gurjão: voz e coros
Bastian Baker: voz e coros
Mauro Araujo: técnico de som
Gravada em março de 2019 no Studio Marini – Rio de Janeiro – RJ
Vocais de Bastian gravados no Studio Rec’N Roll, Bruxelas
Mixado por Sheriff [Damascus Media]
Masterizado no The Bakery – Los Angeles – EUA