ILUMINA no Festival de Lucerna

22/jul/2022 - Cultura e social -

Jovens músicos periféricos no grandioso Festival de Lucerna, na Suíça – um dos maiores festivais de música clássica do mundo.
Ilumina é a única atração sul-americana convidada que trocará a fazenda de café de Mococa, pelos alpes suíços.

 

A orquestra será formada por 27 jovens músicos e contará com a participação de premiados solistas internacionais, como a violista e diretora artística estado-unidense Jennifer Stumm e o tenor britânico Mark Padmore.

Em 11 de agosto de 2022, o Ilumina atinge um novo marco, trocando sua fazenda de café pelos Alpes Suíços para se apresentar no lendário Festival de Lucerna, um dos palcos mais elitistas do mundo.

Único conjunto latino-americano convidado, o concerto reúne as jovens estrelas brasileiras mais brilhantes da comunidade Ilumina ao lado da diretora e violista estadounidense Jennifer Stumm e do astro britânico Mark Padmore em um programa que combina os ritmos do Brasil com a música clássica.

Em homenagem a este momento decisivo na história do Ilumina, a diretora artística Jennifer Stumm criou o espetáculo “The Nature of Light”.

Usando a luz como metáfora, ela explora os contrastes nos dando uma nova visão, por meio de uma série de obras interligadas que vão do século XVII à Música Popular Brasileira. Incorporando coreografia, iluminação e percussão brasileira, a maior parte do concerto será apresentado sem partituras.

O grande tenor britânico Mark Padmore, ex-artista residente da Orquestra Filarmônica de Berlim, se juntará como artista convidado em “Les Illuminations” de Benjamin Britten. A  programação inclui ainda a estreia de dois novos arranjos dos “Cantos” de Baden Powell, escritos pelo jovem artista Ilumina Bruno Lima – de Alagoas, que estuda atualmente em Helsinque.

SOBRE O FESTIVAL DE LUCERNA


O Festival de Lucerna é um dos principais festivais internacionais do mundo e apresenta uma série de festivais de música clássica com sede na cidade de Lucerna – na Suíça. Foi fundado em 1938 pelos maestros Ernest Ansermet e Walter Schulthess.

Cada festival apresenta orquestras e solistas residentes ao lado de grupos e artistas internacionais convidados.

O festival principal é o Festival de Verão, que oferece uma gama muito variada de  aproximadamente 100 concertos e eventos relacionados, realizados em sua maioria no prestigiado Centro de Cultura e Congressos de Lucerna (KKL), projetado por Jean Nouvel. Diferente dos demais grupos convidados do festival, o Ilumina não é um conjunto permanente. Cada concerto é único, com formações diversificadas, sempre criando oportunidades iguais para todos.

SOLISTAS


Jennifer Stumm, viola e diretora artística – Estados Unidos

Jennifer Stumm abre um caminho criativo corajoso com diversos projetos que misturam puro entusiasmo musical com direção artística inovadora e defesa comprometida pela equidade social.

É fundadora do Ilumina e professora de viola na Universidade de Música e Artes da Cidade de Viena. Graduada pelo Curtis Institute of Music e pela Juilliard School, foi a primeira violista a ganhar o 1º lugar no Concert Artist Guild, além de conquistar os prêmios William Primrose e Geneva.

Conhecida por “beleza opala” (Washington Post) de seu som, Jennifer performa nos grandes palcos do mundo como Carnegie Hall, Berliner Philharmonie, Kennedy Center e Concertgebouw Amsterdam.

Mark Padmore, tenor – Reino Unido

Mark Padmore nasceu em Londres e estudou no King’s College, em Cambridge. Ele estabeleceu uma carreira internacional em ópera, concerto e recital. Em concerto, Mark se apresenta com as principais orquestras do mundo. Foi Artista Residente na temporada 2017/18 com a Orquestra Filarmônica de Berlim e ocupou um cargo semelhante com a Orquestra Sinfônica da Rádio da Baviera em 2016/17.

Mark foi eleito o Vocalista do Ano de 2016 pela Musical America e recebeu um Doutorado Honorário pela Kent University em 2014. Ele foi nomeado CBE na Lista de Honras de Aniversário do Queens de 2019. Mark é Diretor Artístico do St. Endellion Summer Music Festival na Cornualha.

SOBRE O ILUMINA


Uma comunidade diversificada de artistas com uma missão social transformadora, o Ilumina ascendeu rapidamente de forma proeminente com um modelo moderno para a criatividade do século 21 e o avanço do talento.

Fundado em uma fazenda de café no Brasil em 2015 pela violista e diretora Jennifer Stumm, o Ilumina une jovens músicos da América do Sul e líderes globais na área com a visão de um mundo onde talentos dignos tenham chances iguais brilhar. Mais de 100 jovens artistas dos projetos Ilumina já foram aceitos nos principais conservatórios do mundo, com uma taxa de aceitação de 96%. Muitos estão agora embarcando em carreiras internacionais.

O Ilumina acredita que a experiência imersiva e o acesso próximo a grandes artistas não devem ser limitados por privilégios. Artistas da comunidade Ilumina incluem os renomados solistas Christian Poltera, Paul Lewis, Liza Ferschtman, Tai Murray, Anthony Marwood, Julian Steckel, Boris Brovtsyn e muitos outros, que dedicam seu tempo e experiência para ampliar oportunidades futuras para jovens músicos de origens muito diferentes.

As apresentações do Ilumina convidam os ouvintes a mergulhar em mundos musicais dinâmicos, firmemente comprometidos com a interpretação, alimentados pelo frescor e energia do intercâmbio cultural – seja em uma serraria em nossa fazenda de café ou em salas de concerto lendárias do mundo.

O Festival Ilumina anual que acontece todo mês de janeiro em São Paulo cresceu e se tornou um dos maiores festivais de música de câmara da América Latina, com a maioria do público vindo de periferias urbanas e agrícolas e muitas vezes tendo acesso a música ao vivo pela primeira vez. Em 2022, o Ilumina faz sua estreia no Lucerne Festival na Suíça, lança seu álbum de estreia, gravado no Grafenegg Festival e retorna ao Trame Sonore Festival na Itália além de várias turnês no Brasil, lideradas por membros do Quarteto Dinamarquês.

Em 2019, Jennifer Stumm palestrou na NASA em Houston sobre como pensar como um músico inspira soluções para desafios globais. Desde então, tem havido muito interesse no modelo de desenvolvimento musical e social eficiente do Ilumina.

Em 2021 criou um novo projeto de equidade nos Alpes Austríacos “AIM: Ilumina” para jovens de 12 países e um novo festival em parceria com o NEOJIBA, “Ilumina Bahia” foi lançado em
Salvador, Brasil.

Durante a pandemia global, o projeto digital “Equal Music” do Ilumina reuniu 1000 músicos de todo o mundo para oferecer aulas particulares para quem não tem acesso à educação artística. Em 2022, lançou o “ECO”, em parceria com a pioneira fazenda de café sustentável Fazenda Ambiental Fortaleza, conectando música e sustentabilidade e democratizando o acesso das comunidades agrícolas à qualidade de vida em todas as formas. O Ilumina é profundamente grato aos seus generosos patrocinadores de bolsas e instrumentos, que mudam radicalmente a vida dos jovens que apoiam.

MÚSICOS


DIREÇÃO ARTÍSTICA
Jennifer Stumm – Estados Unidos

TENOR
Mark Padmore – Reino Unido

VIOLINOS
Nathan Amaral – Rio de Janeiro/RJ (Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Frankfurt am Main (HFMDK – Frankfurt)

Felipe Bueno – Bauru/SP (Musik und Kunst Privatuniversität der Stadt Wien – Áustria)

Maressa Portilho
– Barra Mansa/RJ (Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Mannheim – Alemanha)

Robinho Carmo – São Paulo/SP (HES-SO Haute École de Musique – Suíça)

Marina Caputo – Belo Horizonte/MG (Musik und Kunst Privatuniversität der Stadt Wien –
Áustria)

Gustavo Lennertz – São Paulo/SP (Musik und Kunst Privatuniversität der Stadt Wien –
Áustria)

Sarah Nojosa – São Paulo/SP (Ecole Normale de Musique de Paris – França/ Royal
Conservatory The Hague – Holanda)

Uiler Souza – Salvador/BA (Koninklijk Conservatorium Brussel – Bélgica)

Guilherme Perez – São Paulo/SP (Universität Mozarteum Salzburg – Salzburgo)

Monique Cabral – Petrópolis/RJ (Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kunst
Stuttgart – HMDK Stuttgart – Alemanha)

Maria Julia Segura – São Paulo/SP (Universität Mozarteum Salzburg – Áustria)

Nathalia Oliveira – São Paulo/SP (Universität Mozarteum Salzburg – Áustria)

Iury Santos – São Paulo/SP

VIOLAS
Guilherme Caldas – São José do Rio Preto/SP (Musik und Kunst Privatuniversität der Stadt
Wien – MUK MUK – Áustria)

Abner Brasil – Maringá/PR (Universidade Mozarteum Salzburg e Musik und Kunst Privat
Universität Wien – Áustria)

Nicolas Bernal Montaña – Medellín/Colômbia (CNSM de Paris/Universität für Musik und
Darstellende Kunst Wien – Áustria)

Israel Rei Almeida – Salvador/BA

Luis Fellipe Borges – Américo Brasiliense/SP (Musik und Kunst Privat Universität Wien –
Áustria)

VIOLONCELOS
Bruno Lima – Maceió/AL (Sibelius Academy – Finlândia)

Santo Scala – Trujillo/Venezuela (Kunst-Universität Graz – Austria)

Leonela Velazquez – Camatagua/Venezuela (Universität Mozarteum Salzburg – Austria)

Orlando Lopez – Yaracuy/Venezuela (Universität Mozarteum Salzburg – Austria)

Guilherme Moraes – São Paulo/SP (Universität Mozarteum Salzburg – Austria)}

Bruno William – São Paulo/SP (Kunst-Universität Graz – Áustria)

CONTRABAIXOS
Pedro Gadelha – Recife/PE

Jose David Ospina Gaviria – Medellín/Colômbia (Robert Schumann Hochschule Düsseldorf)


SERVIÇO
Festival de Lucerna 2022
Data: 11 de Agosto de 2022
Local: Centro de Cultura e Congressos de Lucerna (KKL) – Lucerna, Suíça
Mais informações: www.iluminamusic.com

Informações para a imprensa:
Miwa Kozuma: (11) 98401-4868
[email protected]