Homenagem a Ernesto Moeri

01/mar - SWISSCAM -

Oferecemos esta homenagem ao Dr. Ernesto como agradecimento e reconhecimento pelo seu trabalho memorável na história da SWISSCAM.

Doutor em Geologia pela Universidade de Berna (Suíça), sua terra natal, com publicações científicas sobre sedimentologia, exploração mineral e remediação ambiental de sites contaminados, desenvolveu estudos e trabalhos em várias partes do mundo (Europa, Groenlândia, Bolívia, Uruguai, Tailândia etc) e em todas as regiões do Brasil. Mas foi na Bahia que estabeleceu laços definitivos com este país. Ao lado de Christina, a família Moeri cresceu com as filhas Stefania e Ana Cristina.

Até o início da década de 80, representou a empresa Klöckner em Duisburg, Bolívia, Salvador e São Paulo, quando finalmente fundou a Geoklock em São Paulo, empresa de projetos na área de auditoria ambiental, investigação hidrogeológica, diagnóstico ambiental, análise de risco e remediação de solos e águas subterrâneas impactadas por atividades industriais, tornando-se líder na área.

Foi presidente da SWISSCAM de 2000 a 2006 e posteriormente membro do seu conselho. Realizou importantes avanços nos serviços e na estrutura, tornando a SWISSCAM uma câmara dinâmica e referência entre as câmaras suíças na América Latina.

Também fundou o Instituto Ekos em 2001, mais uma de suas iniciativas para a preservação da biodiversidade e a promoção da sustentabilidade. Ao longo dos anos, atuou em projetos de conservação e planejamento de áreas naturais, capacitação técnica em recuperação ambiental, estruturação e operação de investimentos sustentáveis com impacto socioambiental, e intercâmbio técnico científico entre entidades brasileiras e internacionais. Além disso, o instituto também é responsável pela realização do Seminário Internacional sobre Remediação de Áreas Contaminadas, que se tornou o evento mais importante de sua área na América Latina.

Mais recentemente, firmou acordo de cooperação com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na gestão do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Minas Gerais, para as atividades de uso público, gestão socioambiental, avaliação e monitoramento do plano de manejo, recuperação da Bacia do rio Peruaçu, divulgação do Parque, entre outros.

Nesta homenagem, apresentamos um vídeo com algumas fotos da importante e inesquecível passagem de Dr. Ernesto pela SWISSCAM.