A Fundação BRASILEA anuncia o lançamento da série de exposições Zwischen Zwei Heimaten – Entre Duas Pátrias – Between Two Homelands.
A partir de acontecimentos da vida de seu fundador Walter Wüthrich (* 1918, Basel † 2002, Rio de Janeiro) Entre Duas Pátrias explora as diversas relações entre a Suíça e Brasil.
Na primeira exposição o tema central será a migração: Quando começou a migração de suíços para o Brasil? Quais fatores influenciaram a migração entre pessoas dos dois países? E o que se pode dizer sobre a migração atual entre Suíça e Brasil? Zwischen Zwei Heimaten – Entre Duas Pátrias – Between Two Homelands estará aberta ao publico a partir do dia 20 janeiro de 2022.
Walter Wüthrich emigrou de Basel para o Rio de Janeiro em 1939, poucas semanas antes do início da Segunda Guerra Mundial. Ele beneficiou-se do desenvolvimento econômico no Brasil, onde representou empresas suíças e construiu o seu patrimônio. Até o seu falecimento Walter Wüthrich colecionou pinturas do pintor austríaco Franz Josef Widmar e objetos de arte, que hoje formam a coleção permanente da Fundação BRASILEA.
A Fundação BRASILEA promove desde 2003 a cultura brasileira na Suíça e na Europa. 71 exposições e diversos eventos culturais já foram realizados nos cinco andares da Brasilea à beira do rio Reno.
Em 2017, a Fundação BRASILEA foi a primeira a receber o “Prêmio Itamaraty de Diplomacia Cultural” do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
As empresas interessadas em apoiar o projeto, favor contatar: www.brasilea.com