Eleições 2021: Conselho dos Suíços no Brasil

05/fev/2021 - Cultura e social -

A cada 4 anos, a Organização dos Suíços no Exterior – OSE/ASO realiza eleições para escolher os membros do seu Conselho.

A OSE/ASO é uma instituição de grande importância para os suíços que habitam no exterior. O Conselho dos Suíços no Exterior – CSE/ASR consiste em 120 pessoas, que representam países ou regiões, onde vivem suíços que moram fora de sua terra de origem, a Suíça.

No Brasil, em função da quantidade de suíços aqui radicados, que são aproximadamente 14.000, há três conselheiros, cujo mandato atual se encerará em agosto de 2021. Esses membros, que participam duas vezes por ano das reuniões promovidas pela entidade, zelam pelos interesses dos seus cidadãos radicados no Brasil.

Durante essas reuniões são discutidos e votados, assuntos de extremo interesse para os cidadãos que habitam no exterior tais como, facilidade de repatriação, aposentadorias, votação por meios eletrônicos, facilidade de colocação em escola para os jovens suíços que queiram lá estudar, e, especialmente, a questão bancária, para assegurar a possibilidade de manter contas para os expatriados na Suíça. Somos chamados de “Quinta Suíça”, tal a importância que têm, os mais de 760.000 suíços espalhados pelo Mundo – um em cada dez suíços mora no exterior.

Os requisitos exigidos para exercer esse cargo são:

1-     Ser cidadão suíço maior de idade;

2-     Morar no Brasil, estar inscrito no Consulado e registrado para votar na Suíça;

3-     Ter contatos com a comunidade suíça na região onde mora;

4-     Saber comunicar-se em alemão ou francês, além de falar português;

5-     Ter disponibilidade para participar das reuniões, duas vezes por ano, na Suíça (março e agosto);

6-     Custear suas próprias despesas.

Solicitamos que os interessados ao cargo enviem seus currículos (com foto, nome completo, endereço de residência, telefone, e-mail, data e local de nascimento, local suíço de origem, Consulado onde está inscrito e cantão onde vota, formação, profissão, idiomas, vínculos/contatos com a comunidade suíça) junto com uma curta carta de motivação para o e-mail da Sra. Monika Fueger [email protected], no mais tardar até 28 de fevereiro de 2021.

Os candidatos serão apresentados ao público na edição de abril deste ano. A votação acontecerá por e-mail e os Conselheiro(a)s eleito(a)s serão comunicado(a)s na edição de junho.

Em caso de dúvidas, os atuais membros do CSE/ASR colocam-se à disposição para dirimi-las. Informações adicionais podem também ser encontradas no site oficial da OSE/ASO https://www.aso.ch/de/politik/asrwahlen-2021.

 

Conselheiros no Brasil:
Marcel Lewandowski, São Paulo – [email protected]m.br
Michaël C. Duc, Rio de Janeiro – [email protected]
Hanspeter Häfeli, São Paulo – [email protected]


Marcel Lewandowski
Nascido em 08 de junho de 1950 no Rio de Janeiro
Cidadão de Winterthur – Zurich
Casado – 3 filhos e 4 netos
Empresário e advogado

Membro pela terceira vez consecutiva do Conselho da ASO/OSE, mandato que termina em agosto.

Membro da Swisscam. Membro do COSCEX, Conselho Superior de Comércio Exterior da FIESP

Candidato a Deputado Federal pelo Cantão Schwyz em 2014, como primeiro candidato Suíço do Exterior a concorrer, na Suíça.

É com muito orgulho, de ter representado nossa Colônia no Brasil por 3 vezes seguidas, me apresento novamente como candidato para vos auxiliar no que for possível, dentro das atribuições de nossa Organização ASO/OSE, ao que ela se propõe, para que vocês se sintam mais próximos e amparados pela Suíça.

[email protected]
[email protected]
55 11 99938.6980