Busca por parceiros para o Projeto Musicando na Pedreira II

13/Maio - Cultura e social -

 

A Associação Atelier dos Curumins atua no Distrito da Pedreira, gerando um importante impacto social e contribuindo para o desenvolvimento e a transformação do bairro, considerado de alta vulnerabilidade social de acordo com Índice Paulista de Vulnerabilidade Social – IPVS. A Associação tem como foco disseminar cultura na periferia sul de São Paulo, desenvolvendo atividades de artes e música com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social de forma totalmente gratuita. A Associação oferece atividades para 180 crianças e adolescentes e já realizou shows e exposições de artes no CEU Alvarenga e SESC Santo Amaro.

Em 2013, acreditando que a música constitui um instrumento indispensável na formação integral dos jovens ao desenvolver a expressividade, a cooperação e a socialização, o senso estético e crítico, nasceu a Banda dos Curumins, grupo musical com 20 integrantes, crianças e jovens de 12 a 20 anos. A banda já realizou mais de 40 apresentações em São Paulo, inclusive com os músicos suíços Alice Mondia e Sebalter e com o talento do baixo Michael Pipoquinha e a britânica radicada no Rio de Janeiro, Jesuton, shows com a participação da cantora Vanessa Moreno, do baiterista Jonatas Sansão e do pianista Salomão Soares (www.quarteiraodamusica.org); (www.bandadoscurumins.org).

Frente aos resultados obtidos pelas experiências com a Banda, em 2016 inaugurou-se o Quarteirão da Música, escola filantrópica de música, que oferece formação musical a mais de 100 crianças e jovens da comunidade. A escola também tornou-se sede da Banda dos Curumins. A Associação Atelier dos Curumins tem o propósito de financiar os projetos culturais da Escola de música Quarteirão da Música. Objetivando dar continuidade às oficinas de música e promover e divulgar o trabalho da Banda dos Curumins, a Associação concebeu o projeto “Musicando na Pedreira II”, dando continuidade ao projeto “Musicando na Pedreira” que foi aprovado para captação pelo PROMAC SP em 2018 e que está sendo realizado em 2020.

O projeto, que contempla a realização de 12 meses de oficinas gratuitas em diversos instrumentos musicais para 100 crianças e jovens, 6 passeios culturais na cidade de São Paulo, contempla também 2 shows gratuitos da Banda no CEU Alvarenga ou outro teatro na periferia da zona sul de São Paulo. É previsto que as apresentações alcancem um público mínimo de 1.000 espectadores. Ademais, as atividades de formação dos jovens gerarão forte impacto na vida dos mesmos, incentivando a formação como músicos profissionais e abrindo portas para continuidade no estudo acadêmico de música. Também impactará diretamente na comunidade da Pedreira, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e levará cultura à periferia da cidade. Trata-se de um projeto de cunho sociocultural para o qual a Associação busca patrocinadores que poderão destinar seu Imposto para o projeto.

As contrapartidas para as pessoas jurídicas poderão ser definidas conjuntamente com o patrocinador, incluirão visibilidade para a marca do mesmo, na comunidade da Pedreira, nas mídias, no site da Escola Quarteirão da Música, entre outras.

O projeto tem ganho visibilidade no cenário cultural da cidade de São Paulo e já compareceu em reportagens das televisões Bandnews, Globonews, TV Brasil, artigos de jornais e revistas de música (www.quarteiraodamusica.org).

Desde já agradecemos a atenção e permanecemos à disposição para fornecer toda a documentação e esclarecimentos necessários para realização do projeto.

Atenciosamente.

Alberto Eisenhardt – Presidente www.quarteiraodamusica.org
Ana Paula Guimarães – Diretora www.bandadoscurumins.org
Atelier dos Curumins Cel. 11 993 688226

PROMAC SP, Secretaria Municipal de São Paulo
Projeto: Musicando na Pedreira II
Protocolo 2020.02.10/00912
DO SP 24.04.2020
Valor: R$ 414.240,00
Atelier dos Curumins
CNPJ 09.059.853/0001- 73
Rua das Moreias, 444 – Balneário São Francisco
CEP 04473-060 – São Paulo SP
Tel. 011 2691 3646
Email: [email protected] / [email protected]