Associação Pestalozzi de Niterói

20/abr - Cultura e social -
Associação Pestalozzi de Niterói

A Pestalozzi é uma instituição que atende deficientes há mais de 70 anos aqui em Niterói – RJ, https://pestalozzi.org.br/. É uma instituição de referência nacional e de renome internacional. Atualmente atende centenas de alunos deficientes diariamente na escola e nas clínicas e a milhares de famílias em seus projetos sociais.

Sua história começa no início do século XIX, 200 anos atrás, Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827) dirigia um instituto de ensino localizado à margem do Lago Neuchâtel, em Yverdon, na Suíça, que ficou conhecido publicamente por pensadores da educação como Wilhelm von Humboldt e Johann Fichte. Alguns diziam que os alunos de Pestalozzi aprendiam em um ano o que alunos de outros institutos aprendiam em dois ou três anos.

Apesar desta referência, as Pestalozzis Brasileiras não dispõem de nenhuma colaboração internacional.

Nossa primeira ideia é traduzir a obra da J.H. Pestalozzi para português, pois levando em conta que foi escrita há 200 anos atrás, ainda é uma referência no ensino Europeu (Alemanha, Suíça, Suécia etc ). Gostaríamos de promover uma aproximação com o Castelo Pestalozzi, a instituição Suíça que ainda é a referencia dos trabalhos e das obras de J.H. Pestalozzi.

Para apoiar este projeto, contate:

Prof. Arthur Chrispino
Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão
Universidade Federal Fluminense – UFF / RJ
21 98031-7050
[email protected]