Conexão se tornou uma palavra chave atualmente. Precisamos aprimorar a nossa capacidade de conexão, principalmente com as pessoas que ainda não conhecemos ou nunca falamos.
Para os céticos em relação a importância de se conectar rapidamente, digo que tal capacidade é fundamental por quatro motivos principais:
- O mundo virtual impõe a necessidade de nos conectarmos com “o lado humano” do outro rapidamente;
- Podemos não ter outra chance de conhecer ou falar com aquela pessoa, independentemente da importância que ela possa ter para nós;
- Quanto melhor nós formos em conexão, mais aumentaremos o nosso grau de confiança. É, isto mesmo, as pessoas vão nos perceber como mais confiáveis porque veem que nos importamos com elas;
- Reduziremos o nosso grau de racionalidade limitada. Ampliaremos as perspectivas ao conversar com pessoas que não são de nossa rede mais próxima (em geral, mais alinhadas com os nossos padrões de pensamento e ações já estabelecidas).
Mas, afinal, como aumentar a capacidade de conexão rápida. Os americanos são experts nisso. Estão sempre nos elogiando por algum motivo, mesmo quando não te conhecem. Assim, elogiar é uma das formas de estabelecer conexão imediata, ou como os americanos, falam: rapport.
Para não parecer falso ou bajulador, foque em um fato ou em algo concreto, se não conhece a pessoa. Coisas do tipo:
– Gostei de sua camisa, da sua caneta ou do seu brinco;
– Parabéns pela forma como você se expressou na reunião e colocou o tema;
– Apreciei a sua sensibilidade ao apresentar os demais participantes da reunião;
– Uma pessoa que já trabalhou contigo comentou que você é muito objetivo. E eu me animei, pois adoro trabalhar com pessoas objetivas. É um ponto que eu ainda preciso desenvolver mais.
Lembre-se: nós não precisamos ser iguais em características ou ter os mesmos interesses do outro. A ideia é mostrar que estamos interessados pela pessoa (seja por ser igual ou diferente) e acreditamos que aqueles pontos são relevantes, por um ou outro motivo.
No meu caso, eu nunca fui uma pessoa extrovertida, mas hoje considero que ampliei muito a minha capacidade de estabelecer rápido rapport (conexão). E procuro exercitá-la sempre.
Por exemplo, ao invés de trabalhar ou ler no avião, me obrigo a falar com a pessoa ao meu lado. Assim, tenho a chance de estabelecer conexão com alguém que não escolhi (não há viés na minha escolha, já que não decido quem se senta ao meu lado) e me desafio a ampliar meu entendimento sobre outras visões de mundo. Experimente! Valerá a pena.
É sobre este e outros assuntos que vou abordar no curso online ao vivo nos dias 23/09, 25/09 e 07/10, juntamente com a SWISSCAM: “Liderança Versátil e Evolutiva”. Inscrição aqui.