Um pilar importante para a Tornos é o treinamento e a capacitação de mão de obra. Preocupada com a qualificação e o futuro do mercado de trabalho brasileiro, a multinacional Suíça firmou parceria com a unidade CIC do SENAI Paraná. Para tanto, a empresa investiu ao disponibilizar a máquina SwissNano7 para as aulas práticas da instituição. Além disso, uma sala de aula exclusiva para cabeçote móvel foi construída em parceria com a SolidCAM. “Sabe-se o quanto é importante capacitar pessoas para operar toda a tecnologia que está a caminho e que esses futuros profissionais possam trabalhar em máquinas com alto valor agregado e extra precisão e produtividade”, explica a Naiane Nunes, diretora de operações na América do Norte e Brasil.
O CEO da Tornos acredita que “a partir de agora, a unidade CIC do SENAI Paraná, seus professores e alunos possuem essa tecnologia avançada em cabeça móvel, a fim de oferecer mais recursos para o ensino-aprendizagem destes que serão o futuro da manufatura”, destaca.
O objetivo de estabelecer parcerias que possam oferecer a qualificação do maior número de profissionais especializados na operação de tornos de cabeçote móvel. “Esse bom relacionamento que temos com empresas parceiras e instituições de ensino é fundamental para que juntos possamos oferecer o melhor para a indústria brasileira”, afirma Jens Thing, CSO da Tornos.
Company profile
Tornos Group is one of the global leaders for the development, production and distribution of Swiss-type automatic lathes and multispindle machines. The company’s history dates back to 1880, placing Tornos at the beginning of Swiss-type lathe technology. The Group primarily manufactures CNC Swiss-type (sliding headstock) turning machines, multispindle machines, and machining centers for complex parts requiring high precision. Tornos is headquartered in Switzerland. Through a global sales and service network, unique solutions are supplied to customers in dedicated market segments such as Automotive, Medical and dental technology, Micromechanics, and Electronics.