O Programa Península Lixo Zero foi elaborado pela ONG future.camp® e é operado pela Cooperativa de Economia Circular. Por ano, recicla e composta 40 toneladas de materiais preciosos.
O programa de reciclagem vem sendo implementado na Península de Maraú na Bahia desde 2020, em cooperação com a sociedade civil e com instituições locais. O primeiro centro de reciclagem, a Vila Circular, foi construído em 2021 com a ajuda da Embaixada da Suíça. Em 2023, a Cooperativa de Economia Circular foi instituída para regularizar as atividades de gestão de resíduos privada em área de preservação ambiental. O centro de compostagem e reciclagem funciona como um modelo de economia circular local. O projeto piloto será replicado em 9 comunidades do distrito, incentivando atividades de reciclagem em um sistema decentralizado e coletivo.
A Cooperativa de Economia Circular é uma iniciativa do setor privado e visa resolver os problemas estruturais da gestão pública de resíduos. 10 pátios de reciclagem e compostagem receberão quantidades crescentes de resíduos recicláveis e irão direcionar materiais precioso aos sistemas de logística reversa. Um amplo programa de educação guiará a população e os empreendimentos turísticos na implementação de práticas de reciclagem e compostagem, a fim de manter limpo o paraíso natural da Península de Maraú.
Para expandir o projeto piloto bem sucedido, a cooperativa está arrecadando recursos. Qualquer forma de doação em dinheiro, maquinário ou ferramenta é bem-vinda.
Para apoiar o projeto, entre em contato:
Gabriele Kull
Phone & Whatsapp
+55 73 999 83 33 32