Os Figureiros do Vale do Paraíba são artesãos do interior paulista que preservam 150 anos de tradição das miniaturas coloridas modeladas em argila coletada do rio Itaim.
Com base no aprendizado de seus antepassados, D. Maria Cândida dos Santos, falecida há poucos meses, criou o Pavão Azul, peça que é até hoje copiada e reinterpretada por outros artesãos. Em 1979 através de um concurso promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, a Sutaco, recebeu mais de 600 artesãos inscritos, sendo contemplado o seu pavão e assim ele se tornou a figura tradicional da arte figurativa sendo instituído pelo Governo do Estado de São Paulo como símbolo do artesanato paulista e também como símbolo do folclore de Taubaté.
O pavão azul é até hoje uma peça frequentemente confeccionada de diversas formas, tons, técnicas e estilos por outros artesãos.
Relevância:
O conhecimento desses artesãos foi, geralmente, obtido por tradições familiares constituindo uma arte verdadeira e tradicional. Os Figureiros, na sua maioria do sexo feminino, exercem, na maioria das vezes, essa atividade nas horas vagas, como forma de complementar o orçamento familiar, sendo que, os próprios artesãos dedicam-se à comercialização das peças, que se torna mais fácil na época natalina.
Em 2009 a Associação Artistica Cultural Oswaldo Goeldi, implantou o Projeto Modelando Tradições, com o propósito de difundir e enfatizar o ato de modelar, pois esta arte tem o poder de estimular a afetividade, convidando o educando a mergulhar um pouco mais dentro de si mesmo, melhorando a autoestima e desenvolvendo diversas capacidades intelectuais e psicomotoras. A experiência com o tridimensional tornou-se uma grande ferramenta favorecendo a expressão artística do educando proporcionando movimento muscular, desenvolvendo a coordenação motora, a noção espacial e a memória visual.
O projeto busca ainda agregar parceiros para difundir o Símbolo do Artesanato Paulista, bem como, levar o público a conhecer um pouco mais a história da arte Figureira; estimulando a prática da modelagem em argila de um dos ícones da arte popular: O Pavão Azul, uma das figuras mais tradicionais da Cultura Popular com reconhecimento mundial.
A Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi, se orgulha em fazer parte desta história.
Assista a matéria realizada pela TV Aparecida e descubra mais sobre o Projeto Modelando Tradições: www.youtube.com/GiyEgqbmZL0?feature=shared