Novartis é uma das dez melhores empresas para mulher trabalhar

01/jul/2019 - Associados -

Difícil hoje em dia uma coisa dar mais orgulho às mulheres no trabalho do que a equidade. Equidade salarial, equidade de oportunidades e equidade de gêneros na liderança também. Na Novartis – empresa que foi eleita entre as 10 melhores para a mulher trabalhar no Brasil –, elas já ocupam 51% dos cargos de liderança.

“Equipes diversas promovem mais inovações e soluções disruptivas, que são demandas essenciais do setor de saúde no mundo”, disse Mo, diretor da divisão Farma da Novartis, durante palestra no evento GPTW Mulher. Na ocasião, a Novartis Brasil assinou o compromisso da ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas responsável por estimular a igualdade de gênero e o empoderamento feminino.

Licença parental paga para todos
Recentemente, a Novartis também anunciou globalmente o início de um programa que dará a todos os funcionários no mundo o período mínimo de 14 semanas de licença maternidade ou paternidade remuneradas até 2021.

“Sabemos que há muito trabalho a fazer em relação à equidade de gênero e isso é uma prioridade para nós da Novartis. Se quisermos alcançar a equidade de gênero no local de trabalho e na sociedade, precisamos empoderar os homens a compartilhar a responsabilidade de cuidar dos filhos”, explica Julia Fernandes, diretora de People & Organization.


Parte da equipe da Novartis que celebrou a conquista no evento GPTW Mulher, em São Paulo

“Ao oferecer a mesma licença a todos os pais, independentemente de sexo ou orientação sexual, queremos encorajar uma mudança cultural, permitindo que pais e parceiros que não participam do parto adotem uma abordagem de cuidado familiar. Ao fazê-lo, esperamos proporcionar maior escolha e oportunidade para as mães também”, reforça ela.

Mulheres na liderança
No Brasil há mais de 80 anos, a Novartis possui um alto número de mulheres trabalhando em cargos ligados à ciência, área essencial da empresa em que 76% são colaboradoras. Ao considerar o setor de desenvolvimento de fármacos, os números são ainda maiores: elas representam 90%.

Já as áreas de finanças, jurídico, recursos humanos, comunicação e assuntos regulatórios, por exemplo, são lideradas por mulheres.


Mo, diretor da divisão Farma da Novartis, durante palestra no evento GPTW Mulher

Além dos programas de desenvolvimento profissional, a empresa também possui programas e atividades que impactam na vida das mulheres, como a licença maternidade estendida por seis meses, espaço para lactantes fazerem a extração de leite, home office e horário flexível de trabalho.