A nova linha de embalagens de papel-cartão foi apresentada oficialmente durante a cerimônia de inauguração no dia 11 de Setembro de 2020. A nova linha de conversão de embalagens de papel-cartão altamente automatizada, foi instalada para garantir maior agilidade e produtividade, permitindo a esse líder de mercado atender ao um mercado consumidor cada vez mais exigente.
Neste mais recente investimento, a empresa adicionou uma máquina de corte e vinco NOVACUT 106 ER, com destaque automático de aparas e uma dobradeira-coladeira EXPERTFOLD 110, com diversos opcionais para garantir maior automação, qualidade e produtividade à operação. “Essa linha foi desenhada para proporcionar à Gráfica Gonçalves o que há de mais inovador em tecnologia de conversão de embalagens, e assim garantir maior agilidade à sua operação” Informou Eduardo Pereira, Diretor comercial da Bobst Latinoamerica do Sul.
“O maior desafio da Gonçalves hoje é a busca de soluções inovadoras, seja na escolha de materiais, acabamentos, produtividade e redução de custos. E isso tudo deve estar alinhado à sustentabilidade. A preservação do meio ambiente tem sido uma demanda crescente e acreditamos fortemente que essa será uma preocupação constante das empresas de sucesso” comentou Juliana Gonçalves, diretora de operações da Gráfica Gonçalves.
A NOVACUT 106 ER conta com destaque automático de aparas, o que reduz significativamente o tempo de produção, já que elimina uma etapa manual após as passadas pela máquina de corte e vinco, e as pilhas de embalagens saem prontas para entrarem nas dobradeiras-coladeiras.
Mais do que isso, antes de se comprometer totalmente com a compra, a Gonçalves estabeleceu um desafio para a BOBST no Brasil, que envolvia uma embalagem extremamente complexa por suas dimensões mínimas. A BOBST reuniu uma equipe multidisciplinar e encarou o desafio. Suprimentos, tooling, engenharia, logística, vendas, entre outros, envolvidos para viabilizar esse projeto. Foram mais de 100 horas somente para montagem, testes, demonstrações e ajustes, mas as empresas obtiveram sucesso, passando a rodar o item em suas máquinas com a mesma produtividade de embalagens menos complexas.
Já a linha dobradeira-coladeira EXPERTFOLD 110 conta com diversos dispositivos e periféricos como EASYFEEDER 4, ACCUBRAILE, SPEEDWAVE, HANDYPACK, CARTONPACK 4, entre outros, tornando-a a mais sofisticada em operação até o momento na América do Sul. Capaz de rodar embalagens complexas, ela alcança velocidades impressionantes, com altíssimo grau de automação do equipamento, acelerando o processo produtivo e proporcionando redução significativa de desperdícios.
“Esse investimento visa principalmente nos mantermos competitivos, atendendo nossos clientes com mais qualidade e agilidade. Assim, acreditamos que teremos benefícios como mais velocidade de produção, menos desperdício de matéria prima, equipamentos mais automatizados, melhoria na qualidade e menos retrabalho” complementou Juliana.
Além disso, por meio da conectividade completa e do serviço de manutenção remota BOBST HELPLINE PLUS a Gráfica Gonçalves garante que seus equipamentos tenham o melhor desempenho com tempo mínimo de inatividade. “Por representar um custo considerável, algumas empresas acabam deixando assuntos como manutenção e treinamento em segundo plano, mas é fundamental que haja um trabalho robusto e contínuo nesse sentido” conta Juliana.
“Vivemos uma nova realidade de mercado em que consumidores mais conscientes e exigentes demandam cada vez mais das marcas que compram. A nova visão da BOBST para a indústria de embalagens abrange toda a cadeia produtiva, desde matérias primas até seu descarte pelo consumidor final, buscando apoiar, através de seus equipamentos e serviços, os desafios de cada etapa percorrida por uma embalagem” informou Eduardo Petroni, CEO da Bobst Latinoamerica do Sul.
“Acompanhamos a Gráfica Gonçalves há muitos anos e evoluímos junto com ela para oferecer a solução que lhe perimitisse atender às crescentes exigências dessa
cadeia” finalizou ele. “A BOBST é sem dúvida um de nossos parceiros mais estratégicos e há mais de 40 anos contamos com suas inovações. Durante todos esses anos, nunca nos deixaram na mão. A BOBST faz parte da nossa história, assim como nós fazemos parte da história da BOBST no Brasil” declarou Paulo Gonçalves, CEO da Gráfica Gonçalves, ao final do evento de inauguração.