Florianópolis: Um Portal Estratégico para Carga Aérea na América Latina

29/jul/2025 - Associados - Forvm Comércio Exterior

Florianópolis vem se destacando como um importante hub de carga aérea na América Latina, impulsionada pela ampliação das rotas internacionais no Aeroporto Internacional Hercílio Luz (FLN). Operado pela Floripa Airport, subsidiária da Zurich Airport Brasil, o FLN foi eleito pela quinta vez consecutiva o melhor aeroporto do país, na premiação mais importante do setor no Brasil, promovida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), por meio do Ministério de Portos e Aeroportos. Florianópolis alcançou a nota 4,72, em uma escala que vai de 1 a 5.

Segundo Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, “o reconhecimento do FLN como um dos aeroportos mais bem avaliados do Brasil é fruto da excelência operacional, do foco no cliente e de estratégias comerciais bem definidas. No segmento de carga aérea, isso inclui parcerias próximas com operadores logísticos, investimentos em infraestrutura e a ampliação do horário de funcionamento, que reduzem o tempo de liberação e aumentam a previsibilidade.”

Em setembro de 2024, a TAP Air Portugal inaugurou três voos diretos semanais entre Lisboa e Florianópolis, criando a primeira conexão sem escalas entre o sul do Brasil e a Europa. Gesse destaca que a nova rota já despertou o interesse de exportadores, especialmente dos setores têxtil e metalmecânico. “Os voos para Lisboa têm transportado, em média, 10 toneladas de exportações por viagem, com forte desempenho também nas importações”, explica. A ligação direta reduz tempo e custos logísticos, eliminando a necessidade de desvio por aeroportos do Sudeste.

A conectividade do FLN também é fortalecida por voos da Copa Airlines para a Cidade do Panamá, facilitando o acesso aos mercados norte-americanos. Já os voos da Aerolíneas Argentinas e da Sky Airline conectam Florianópolis a Buenos Aires e Santiago, respectivamente. A partir de 2 de dezembro de 2025, a LATAM Airlines também passará a operar voos diretos entre Lima e Florianópolis, fortalecendo o comércio regional e abrindo caminhos para a Ásia-Pacífico, via o hub estratégico do Pacífico no Peru.

“Florianópolis está estrategicamente localizada no Cone Sul e oferece acesso rápido ao parque industrial de Santa Catarina. Essas conexões internacionais nos permitem alcançar mercados-chave da América do Sul de forma eficiente, complementando os grandes hubs do Sudeste”, completa Gesse.

Para acompanhar essa expansão, a Zurich Airport Brasil investiu mais de R$10 milhões no último ano na ampliação e modernização do terminal de cargas do FLN. As melhorias incluem novas áreas refrigeradas, aumento da capacidade de armazenamento e, para este ano, aquisição de equipamentos de grande porte, como uma empilhadeira de 16 toneladas, além da ampliação da estrutura de atendimento aos clientes.

Para cargas com destino à Oceania, as conexões via Lisboa e Panamá oferecem rotas eficientes com apenas uma parada até a Austrália e Nova Zelândia, por meio dos principais hubs europeus e norte-americanos. Com isso, o FLN se consolida como um ponto estratégico para cargas transpacificas, ampliando seu alcance logístico muito além da América do Sul.

A Forvm International Trading aproveita a ampliação das conexões aéreas internacionais para oferecer suporte completo às operações de importação. Com atuação estratégica, buscamos reduzir prazos, otimizar rotas e assegurar o cumprimento de todas as exigências regulatórias, com foco na previsibilidade, eficiência e controle de custos.

Com a expansão contínua da conectividade internacional do FLN sob a gestão da Zurich Airport Brasil, a Forvm segue comprometida em entregar soluções logísticas sob medida para empresas que buscam agilidade, confiabilidade e eficiência no transporte de cargas.