Com o objetivo de neutralizar seu impacto no meio ambiente, a Philip Morris Brasil tem implementado ações que visam tornar mais sustentável os processos da organização. Uma dessas iniciativas é o projeto Sem Copos Descartáveis, que em três anos eliminou o consumo de 2,2 milhões de copos plásticos de sua fábrica, em Santa Cruz do Sul (RS). A empresa tem buscado fornecer alternativas em diversas frentes, não só ambientais, mas também na relação direta com seus consumidores ao desenvolver e implementar em mais de 70 mercados um produto alternativo, sem combustão.
Para atingir esse resultado, foi feito um estudo preliminar na fábrica da empresa, que identificou o melhor substituto dos copos plásticos. A opinião dos colaboradores foi determinante para definir, com base em suas necessidades, o tipo de produto – garrafas e canecas -, que seria disponibilizado pela empresa. Com base nas informações, que levaram em conta posto de trabalho, a mobilidade e a facilidade de higienização, foram escolhidos os modelos de kits reutilizáveis para consumo de café e água, que passaram a ser fornecidos aos colaboradores.
As empresas prestadoras de serviços também foram envolvidas no projeto, assim como os visitantes e fornecedores, que recebem copos de papel, de fácil reciclagem, para água e café durante a permanência na fábrica. “Com essa mudança de comportamento na fábrica, deixamos de consumir mais de dois milhões de copos plásticos e estimulamos a conscientização de nossos colaboradores para a preservação do meio ambiente. É um resultado muito positivo, que nos incentiva ainda mais na direção de uma operação sustentável”, destaca Mateus Guterres, especialista em Sustentabilidade e Meio Ambiente na Philip Morris Brasil.
Os kits são personalizados com a logomarca da empresa e possuem alças para facilitar o deslocamento pela fábrica. As peças contam também com adesivos e etiquetas para customização, o que permite que os colaboradores personalizem seus kits, evitando trocas. Também foi feita a conscientização dos colaboradores por meio de orientações sobre o impacto positivo de se eliminar os rejeitos plásticos do meio ambiente.
Em 2022, os kits ganharam uma nova marca: a certificação carbono neutro recebida pela fábrica da PMB, fruto de diversas iniciativas que visam neutralizar as emissões de carbono das operações. “Isso reforça o orgulho da empresa e dos colaboradores pelos resultados que temos obtido nas diversas frentes sustentáveis nas quais trabalhamos. Quando voltamos nossa estratégia para um futuro sem fumaça e disponibilizamos para os adultos fumantes uma alternativa de produto com menor toxicidade estamos direcionando nosso olhar para a sustentabilidade do negócio. E quando implementamos ações que contribuem para a preservação do nosso meio ambiente reforçamos esse compromisso nos pilares do ESG”, completa Mateus Guterres.
Ao eliminar os copos plásticos da unidade de Santa Cruz do Sul houve uma outra conquista de grande impacto ambiental. Em 2021, a fábrica eliminou o envio de qualquer resíduo a aterros sanitários, inclusive copos plásticos com resíduos de bebidas.