Exposição: Cores do Brasil

05/ago/2024 - Cultura e social -

Entre os dias 11 e 21 de julho, a Associação Casa dos Curumins, em colaboração com o LongLake Festival e a cidade de Lugano, na Suíça, realizou a exposição “Cores do Brasil”. O evento foi sediado no renomado edifício Asilo Ciani, situado no coração da cidade, onde foram exibidas telas, bolsas, etiquetas pintadas à mão em garrafas de preciosos vinhos locais e outras criações artísticas produzidas no Ateliê Pipilu, em São Paulo. A curadoria, assinada por Matteo Pacini, soube interpretar o trabalho dos jovens talentos da comunidade da Pedreira, celebrando a criatividade, promovendo a solidariedade e a compreensão intercultural, além dos valores fundamentais de liberdade, paz e amor à vida que nos une como seres humanos.

A programação incluiu dois concertos do Ensemble Curumins, formado por seis músicos atuantes na Banda dos Curumins e no cenário musical brasileiro, ateliês de ritmos e percussões brasileiras, sessões de cinema, e um percurso de arte intitulado “À Descoberta do Brasil”, ministrado pela designer brasileira Flavia Sakai, que trouxeram emoção e conhecimento da rica cultura do Brasil, convidando o público a sonhar, pintar, cantar e viver as “Cores do Brasil”.

A exposição contou com o apoio da mídia local, incluindo jornais e televisão, e teve a prestigiosa participação do secretário da Cultura e vice-prefeito da cidade de Lugano, Sr. Roberto Badaracco.

A Casa dos Curumins é um projeto fundado em 2005 pelo casal suíço-brasileiro Alberto e Adriana Eisenhardt, que dirigem pessoalmente os projetos sociais e educacionais da Associação em São Paulo, em uma consolidada e profícua colaboração com a equipe diplomática do Consulado Geral da Suíça em São Paulo e da Embaixada Suíça em Brasília. Hoje, a Casa dos Curumins é um oásis de paz e cidadania que acolhe, nutre e educa 600 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, devolvendo-lhes a dignidade e o direito à infância, proporcionando aos acolhidos e seus núcleos familiares a oportunidade de viver uma vida digna de ser vivida.

Realização:

Associação Casa dos Curumins

Promotores:

Alberto e Adriana Eisenhardt

Curador:

Matteo Pacini

Apoio:

Città di Lugano

LongLake Festival