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PAINEL SWISSCAM – ESG: construindo novos modelos de negócios

10/jun/2021 - Painel

No dia 29 de junho realizamos mais um evento em parceria de três Comitês da SWISSCAM: ESG – construindo novos modelos de negócios, com a participação de experts sobre o tema.

Marcelo Linguitte, do Pacto Global, deu início às apresentações reforçando que ESG não deve ser visto como um problema e sim como oportunidade, e que se trata de um assunto que cabe a todas empresas e não apenas às grandes corporações, uma vez que é também uma forma de se obter vantagem competitiva além, é claro, de trazer benefício ao desenvolvimento sustentável do planeta.

Em seguida, Grácia Fragalá, da Fiesp, discorreu sobre a dimensão Social do ESG, enfatizando a necessidade de um aprofundamento sobre o que as boas práticas destas três letras têm e o que é possível realizar para, de fato, não apenas proporcionar lucro para os acionistas mas também promover o bem-estar dos funcionários, a redução de desigualdade e o desenvolvimento das comunidades onde estas empresas estão inseridas. “A jornada ESG é um caminho de longo prazo”, completou Grácia.

Beatriz Freitas apresentou os principais drives da economia verde com foco em três pilares: demandas de clientes, compromissos voluntários e reguladores. Segundo ela, o mercado de Dívidas Verdes aumentou exponencialmente ao longo dos anos, com maior número de emissores, transações e média de valores de títulos crescentes. Em 2020, este mercado atingiu USD 1.7 tri em quase 10.000 instrumentos emitidos desde o ano de 2006. Já os títulos sociais tiveram grande presença nos primeiros meses de 2020, em resposta à pandemia.

Por fim, Renata Amaral, do escritório associado Trench Rossi Watanabe falou sobre as características do mercado de carbono e as oportunidades de investimento no Brasil. Renata citou as principais tendências de mercado, destacando a alta demanda por soluções climáticas baseadas na natureza e o crescimento em volume nos países da América Latina, em especial no Brasil. Segundo ela, os créditos gerados no Brasil são interessantes para o mercado comprador internacional pela rica diversidade do país e a facilidade de aliar o benefício social e ambiental.

Agradecemos mais uma vez aos Comitês de Sustentabilidade, Comunicação e Marketing e Recursos Humanos por este crossover e aos palestrantes pela rica manhã de aprendizados!