Filtros

Painel: A representatividade das mulheres em posições de liderança

Happy Hour

No dia 31/10/19, a SWISSCAM organizou no Hotel Hilton um evento para discutir o panorama da mulher no mercado de trabalho. Conhecemos as histórias de seis mulheres incríveis que chegaram ao topo de suas carreiras profissionais. Elas dividiram conosco suas opiniões sobre: “A Representatividade das Mulheres em Posições de Liderança”.

Contamos com a presença de Andrea Schwarz, CEO da iigual Inclusão e Diversidade, Carla Assumpção, Diretora geral da Swarovski Brasil, Stephanie Humpert, Diretora de marketing da L’Oréal Brasil, Tania Moura, Vice-Presidente da ABPRH – Associação Brasileira de Profissionais de RH, Zeina Latif, Economista-Chefe da XP Investimentos e Maria Eduarda Bomfim, Presidente de Resseguros da THB Re.

A economista Zeina Latif ressaltou o papel do setor de Recursos Humanos para o ingresso de mais mulheres no mercado de trabalho. “O RH tem que estar preparado para entrevistar mulheres e ser mais aberto para recebê-las no ambiente empresarial. Existem pesquisas que comprovam que empresas comandadas por mulheres apresentam melhor desempenho.”

Já Tânia Moura destacou a atual situação do mercado de trabalho, que segundo ela passa por uma fase de transição. “Hoje, temos em um mesmo espaço de trabalho novas gerações, que enxergam com naturalidade mulheres em posições de liderança, mas ainda temos uma geração mais antiga, que é mais reticente em aceitar mulheres em posições de destaque. É preciso uma comunicação melhor entre essas duas gerações”.

Stephanie Humpert fez uma bonita homenagem aos seus pais que estavam na plateia e destacou a importância de ter tido o apoio familiar para avançar em sua carreira. “A minha inspiração vem de casa. A minha mãe é para mim o meu maior exemplo.”

Maria Eduarda Bomfim dividiu uma experiência pessoal ao dizer que anteriormente ela havia tido medo de engravidar: “Eu estava indo muito bem na minha carreira, rapidamente consegui ocupar cargos de responsabilidade, então fui adiando a maternidade por medo de atrapalhar essa trajetória. Mais tarde, tive coragem e acabei engravidando. Hoje, eu vejo como fui boba. É possível assumir multitarefas. Ser mãe, assumir cargos de confiança, ter hobbies, enfim se dedicar a outras coisas, além do trabalho.”

O depoimento de Andrea Schwarz foi um dos mais emocionantes do evento, ela nos contou como se tornou cadeirante de uma hora para outra e da perseverança que teve para seguir em frente. Ela acredita que o destino fez com que ela começasse a ajudar pessoas com deficiência. “A lei de cotas para PCD em empresas foi um grande avanço, contudo nem sempre ela é cumprida, por isso a luta é constante. Mesmo se ela fosse colocada em prática na sua totalidade, ainda não seria suficiente para empregar todas as pessoas com deficiência.”

Carla Assumpção compartilhou com a plateia que para alcançar seu sucesso foi essencial gostar do seu trabalho. “Eu admiro muito aquilo que eu vendo, isso facilitou a minha ascensão. Eu acredito na qualidade e na história da Swarovski. Para mim, foi fundamental conhecer o headquarter da empresa, assim como a história da marca e o seu objetivo.”

Percebemos que cada convidada compartilhou uma trajetória diferente, mas todas tinham duas coisas em comum: propósito e competência. Essas duas características elevam a autoestima de qualquer mulher e as fazem chegar aonde desejarem.

Após as apresentações tivemos um delicioso e descontraído happy-hour, em que nossos associados e convidados tiveram a oportunidade de continuar trocando ideias e a fazer networking.

A SWISSCAM se sente privilegiada em poder contribuir diariamente com o fortalecimento das mulheres no mercado de trabalho. Efetivamente, recebemos muitas mulheres em nossas palestras, cursos e eventos.

Esperamos participar de muitas outras iniciativas afim de promover a inclusão e a equidade.

Agradecemos o apoio dos associados Ouro: ABB, Clariant, Curaprox, Elevadores Atlas Schindler, MSC Mediterranean Shipping Company, Nestlé, Novartis, Philip Morris, Roche, Syngenta e Zurich Seguros.

Um agradecimento especial à Curaprox que nos ofertou escovas de dentes com cristais da linha Swiss Smile, e à Nestlé que nos presenteou com finos chocolates da linha Les Recettes de l’Atelier e produtos da linha Nescafé Gold.

Fotos: Carolina Luz