Junho é o mês em que se celebra o Orgulho LGBTQIA+, tendo como referência o dia 28 de junho, quando é lembrada a famosa revolta de Stonewall, no ano de 1969. O bar de Nova Iorque que reunia gays marginalizados era constante alvo de abusos de autoridade policiais e, embora a onda de manifestações após o incidente ocorrido na data não fosse a primeira registrada nos Estados Unidos, se tornou um marco no movimento pelos direitos da população LGBTQIA+.
Foi nesta época que surgiram as primeiras organizações ativistas. No Brasil, os movimentos se iniciaram apenas no final da ditadura.
Importantes conquistas foram obtidas ao longo do tempo nestes e em diversos países. No mercado de trabalho, a inclusão da diversidade sexual ainda é um tópico a ser discutido nas empresas.
Confira algumas das iniciativas de empresas associadas à SWISSCAM.
ABB
Em 2020, a empresa se tornou signatária oficial dos Padrões de Conduta para Negócios no Combate à Discriminação contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexuais, apresentados pelo Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas pelos Direitos Humanos. Diversas ações são tomadas pela empresa em todo o mundo para promover a inclusão dos funcionários LGBTQ+.
Atlas Schindler
A empresa organizou em junho a 4ª Semana de Inclusão e Diversidade com formadores de opinião e representantes de instituições e grupos da sociedade civil, incluindo LGBTQIA+, para trazer o assunto em discussão dentro da empresa.
Clariant
O CEO global da empresa celebrou nas redes sociais a diversidade neste mês do Orgulho LGBTQ+ e afirmou que está pessoalmente comprometido em promover este mindset e em tomar as medidas necessárias para criar um local de trabalho gratificante, onde todos os funcionários possam abraçar seu verdadeiro eu autêntico.
Nestlé
Dentro do portal Nestlé Carreiras, a empresa lançou uma página voltada para o público LGBTQI+, onde é possível se cadastrar para se informar sobre eventos e oportunidades de trabalho.
Novartis
Uma série especial de podcasts foi lançada pela empresa no mês do Orgulho LGBTQI+ com a discussão de temas como diversidade & inclusão, orientação sexual e o papel do gênero na sociedade.
Philip Morris
O grupo de inclusão e promoção da diversidade LGBTI+, formado no Brasil por colaboradores da empresa em 2017, foi pioneiro e é considerado referência na implantação de políticas de diversidade em outros países em que a companhia está presente. Diversas atividades são realizadas por este grupo aqui e ao redor do mundo.
Roche
Recém-signatária do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, a Roche promoveu uma entrevista com colaboradores da frente de diversidade da empresa para debater a importância da diversidade no ambiente corporativo.
Syngenta
O CEO do Syngenta Group se pronunciou nas redes sociais dando visibilidade à comunidade LGBT+ da empresa e comprometendo-se em garantir um ambiente de trabalho inclusivo, onde todos são respeitados, bem-vindos e incluídos.
Zurich Seguros
A empresa apresenta informações sobre as ações que têm realizado para dar voz e oportunidade a todos os colaboradores. Em 2020, A Zurich foi destaque no guia Exame Diversidade, além de outros reconhecimentos recebidos.