Com participações já confirmadas de lideranças empresariais como Maite Leite, Chief Country Officer e Head of Corporate Bank no Deutsche Bank Brasil, Bruno Garfinkel, presidente do conselho de administração da Porto Seguro e Alexandre França, CEO da Aspen Pharma, o 20˚ Fórum de Líderes 2020 propõe uma reflexão sobre o atual momento na busca de um caminho inspirativo e prático para o desenvolvimento de indivíduos, grupos, organizações e sociedade. Diante desse cenário com grandes impactos e incertezas econômicas, sociais e políticas, o evento provoca os participantes com a pergunta “O que realmente importa?”, fazendo um resgate dos conceitos de liberdade, igualdade e fraternidade para gerar insights que levem em conta o equilíbrio desses temas em ações empresariais mais éticas e solidárias. O encontro será on-line nas manhãs dos dias 22 e 23 de outubro por meio de plataforma digital que pode ser acessada pelo link: https://www.adigodesenvolvimento.com.br/programas/forum-de-lideres-2020/. Sem fins lucrativos, o valor das inscrições é doado para a Parsifal (https://parsifal.org.br/) e para a seção de Ciências Sociais do Goetheanum, uma vez pago os custos do evento.
O objetivo é trazer à tona um questionamento que já estava latente sobre as práticas empresariais e os modelos de gestão, e refletir sobre a ressignificação da identidade individual, corporativa e coletiva. Para inspirar e apoiar essa jornada de conhecimento, foi convidado o alemão Gerald Häfner, reconhecido por sua atuação em prol da democracia, direitos humanos e liberdade. Häfner é responsável pela seção de ciências sociais do Goetheanum, na Suíça, tendo como trabalho o incentivo à reflexão e à construção de novas estruturas sociais que possam responder aos desafios contemporâneos. Durante uma década, ele foi membro do parlamento alemão e, também, já atuou como membro do parlamento europeu.
Com uma proposta de reflexão, mas com o diferencial de estar voltado principalmente para uma busca de soluções práticas, o evento vai debater questões como: “Quais são as dimensões essenciais para a construção do futuro?”, “Que tipos de organizações/comunidades atenderão às demandas do futuro?”, “O que significa liberdade, igualdade e fraternidade neste contexto?”, “Quais são os possíveis caminhos práticos para a evolução?” e “Como liderar a transição para uma nova era que quer emergir?”.
Jair Moggi, um dos fundadores da ADIGO Desenvolvimento, promotora do evento, acredita que ao longo do caminho evolutivo, o líder empresarial vem agregando qualidades que o fazem capaz de entender e atuar diante dos diversos fenômenos humanos e ambientais da magnitude que estamos vivendo. “Então, agora, é a hora de repensar ‘O que realmente importa’, para que o mundo dos negócios possa ser protagonista da mudança, aproveitar a vontade e a oportunidade econômico-social de fazer as coisas diferentes e partir para a transição de uma nova era que quer emergir. As empresas e negócios conscientes desse momento terão um papel relevante nessa transição”, afirma Moggi, que além da ADIGO Desenvolvimento, participou ou serviu de inspiração para a criação de outras instituições voltadas para o desenvolvimento empresarial e social com base na antroposofia.