“Dia Mundial da Prevenção em Afogamento” – Faça sua parte!

19/maio/2023 - Associados - Soluções Regularização Imobiliária

O Dia Mundial foi declarado em abril de 2021 pela resolução A/RES/75/273 da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). A OMS foi designada a coordenadora e facilitadora das ações. A SOBRASA, parceira da OMS, na luta contra afogamentos coordena nacionalmente a campanha. Esse evento global lembra as quase 6 mil vidas perdidas todos os anos no Brasil por afogamento e convoca todos a se tornarem protagonistas da prevenção.

O OBJETIVO é reunir empresas/instituições/organizações para divulgar a data e conscientizar o maior número de pessoas possível a respeito do problema afogamento.

Ações simples como “GO BLUE” onde sua instituição ilumina de azul um prédio ou monumento, até ações mais elaboradas podem fazer a diferença chamando a atenção ao problema e abrindo espaço a entrega da solução – CLIQUE PARA VER.

O TAMANHO DO PROBLEMA AFOGAMENTO
• Foi causa de mais de 2,5 milhões de mortes na última década.
• 90% dessas mortes ocorre em países de baixa e média renda.
• Globalmente, os afogamentos vitimam mais crianças de 1 a 4 anos, seguidas por crianças de 5 a 9 anos.
• No Brasil, 16 brasileiros morrem afogados diariamente, ou seja, um a cada 90 min.
• Afogamento mata 4 crianças por dia, sendo que uma morte ocorre dentro de casa a cada 3 dias.
• Afogamento é a 1ª causa de morte de 1 a 4 anos, 2ª de 5 a 9 e 3ª de 10 a 19 anos.

O custo humano, social e econômico dessas perdas é intoleravelmente alto e totalmente evitável.

SOBRASA – 27 ANOS TRABALHANDO NA REDUÇÃO DOS AFOGAMENTOS
Afogamento não é um acidente, tem prevenção e pode ser evitado com ações educativas simples.

A SOBRASA é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 1995 com a missão de “unir o Brasil para reduzir os afogamentos” utilizando para isto mais de 10 programas educacionais de prevenção esportivos, recreativos, e culturais por todo Brasil.

É a primeira entidade nacional desta natureza em toda a América do Sul, representante no Brasil da Federação Internacional de Salvamento Aquático (ILS) e parceira da Organização Mundial de Saúde na luta contra os afogamentos em todo mundo.

Temos representatividade nos 27 estados de nossa Federação, por meio da presença de 13 diretores, 56 chefes de departamento, 200 consultores, mais de 90 mil colaboradores na área de segurança aquática. Todos trabalham de forma voluntária sem receber honorários ou ajuda de custo.

Em 2022 nossos 3.500 voluntários realizaram mais de 5.330 ações presenciais. Foram 10 mil horas de trabalho que impactaram mais de 224 mil pessoas diretamente e 670 mil famílias. Conheça mais do nosso trabalho acessando o repórter 2022.

Dr David Szpilman
Secretário Geral
PREVENIR É SALVAR – EDUCAR PARA NÃO SE AFOGAR!
www.sobrasa.org