A importância de Crossborder Innovation para alavancar o posicionamento global

04/set/2019 - Associados -
Virgínia Haag – Sócia-diretora da Global Compass e Virgínia Haag – Abordagens para Mudança

 

Foi-se o tempo em que para aumentar a competitividade de uma empresa (multinacional ou não) ficava-se restrito aos ativos estratégicos e condições sistêmicas de um único país, por mais desenvolvido que fosse.  A globalização e a “competição saudável entre os países por empresas que geram empregos e inovação”, bem como o crescimento e a complexidade dos mercados, estabeleceram uma nova dinâmica.

Tanto os executivos de empresas brasileiras com atuação em diferentes mercados quanto os de multinacionais estrangeiras com unidades no Brasil precisam estar cientes de que a competição acontece em diferentes níveis.

O primeiro nível de competição ocorre na leitura de oportunidades de mercado e na integração com os stakeholders locais e estratégicos. O segundo, na forma de sintetizar as diferentes competências e ativos locais com os da matriz ou demais unidades globais. O terceiro, na busca da eficiência e produtividade.

E, isto impõe novos desafios aos executivos no Brasil. Eles precisam recombinar os ativos e as competências estratégicas locais com os presentes em outros países com maior frequência. Desta forma, conseguirão manter e alavancar a competitividade de suas unidades. Ao invés de esperarem soluções advindas da matriz, terão que identificar projetos onde possam cocriar, aproveitando competências, redes, stakeholders e recursos de diferentes países. É o que se denomina como “crossborder innovation”.

Aliás, a capacidade de criar soluções de terceira via (ou seja, nem a local e nem a da matriz) é o que diferencia os líderes globais mais efetivos, segundo pesquisa da Aperian Global (líder mundial na formação de executivos globais), junto a 100 executivos globais de 26 países.

Se quiser refletir e conhecer mais sobre o assunto, participe do Curso Liderança Global que será realizado nos dias 4 e 5 de novembro de 2019, em São Paulo-capital. O curso é uma parceria entre Aperian Global, Global Compass e IEL-SP, justamente para discutir o novo paradigma do mindset global e estimular projetos de crossborder innovation. O curso conta com o apoio do Swiss Business Hub Brasil. Para mais informações: Informações: 11 3040 3901  ou email: [email protected]