Prezados Associados e Parceiros,
Gostaríamos de convidá-los para o webinar do Comitê Jurídico:
“Fiscalização Invisível: como a IA mudou as regras do jogo no comércio exterior”
Palestra ministrada por Tania Laredo Cuentas e Henrico Queçada, respectivamente sócia e advogado sênior do escritório Gaia Silva Gaede Advogados.
Sinopse
A fiscalização aduaneira está deixando de ser reativa para se tornar preditiva: algoritmos de IA cruzam dados de comércio exterior, câmbio e relacionamentos societários para identificar riscos antes mesmo do despacho. Neste webinar, discutiremos como esse novo modelo de controle estatal funciona na prática, quais os riscos jurídicos e éticos envolvidos (transparência algorítmica, direito de defesa, LGPD) e, principalmente, como empresas podem adaptar seus programas de compliance para esse cenário. Um convite para entender as regras do jogo antes que elas sejam aplicadas a você.
Palestrantes
Tania Laredo Cuentas
Sócia do escritório Gaia Silva Gaede Advogados, atuando nas áreas aduaneira e tributária. Pós-graduada em Direito Aduaneiro pela Universidad Complutense de Madrid, MBA em Gestão Jurídica Aduaneira e Comércio Internacional pela ABRACOMEX, pós-graduada em Direito Tributário pela PUC/SP.
Membro da ABDF, da Internacional Fiscal Association, da Comissão Especial de Direito Tributário e da Comissão de Comércio Exterior da OAB/SP. Além disso, é autora de diversos artigos na área Aduaneira e Tributária, e palestrante em diversos fóruns sobre esses temas.
Henrico Queçada
Advogado Sênior do escritório Gaia Silva Gaede Advogados, atuando nas áreas aduaneira e tributária. Pós-graduado em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET), com curso de formação em Despachante Aduaneiro pela ABRACOMEX, e Graduando em Ciências Contábeis pela FIPECAFI.
Membro Efetivo da Comissão Especial de Direito Tributário e da Comissão de Comércio Exterior da OAB/SP.
Informações
Data: 04 de setembro de 2026
Horário: das 09h00 às 10h00
Inscreva-se por aqui.
Inscrições até 03 de setembro de 2026 às 18h00.

