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Presidents’ Club com o CEO do Dafiti Group Philipp Povel e o CFO da AMARO Lodovico Brioschi

29/nov/2019 - Presidents' Club

No dia 27/11/19, a SWISSCAM realizou no Hotel Hilton seu evento mais importante do ano, o Presidents’ Club, um encontro exclusivo entre os presidentes e diretores das empresas associadas nas categorias Ouro e Prata. Neste ano, o tema escolhido foi: O Impacto das Novas Tecnologias na Economia Brasileira. Convidamos Philipp Povel, Cofundador e CEO da Dafiti (maior grupo de e-commerce de moda e lifestyle da Am√©rica Latina) e Lodovico Brioschi, Cofundador, COO e CFO da AMARO (marca digital de moda). A mesa tamb√©m contou com a modera√ß√£o da jornalista da R√°dio CBN, Rosana Jatob√°.

Aqueles que t√™m costume de realizar compras na internet, com certeza conhecem a Dafiti e a Amaro, pois as duas empresas de varejo s√£o cases de sucesso do e-commerce brasileiro. O site da Dafiti, por exemplo, recebe 2 milh√Ķes de visitas por dia e oferece a seus clientes 6 mil marcas de produtos.

Apesar do sucesso de ambas empresas, o mercado brasileiro apresenta algumas peculiaridades e desafios. A desvantagem no avan√ßo tecnol√≥gico √© uma delas. Segundo Philipp Povel, a taxa de brasileiros que compram pela internet √© de apenas 4,5%. ‚ÄúO e-commerce no Brasil ainda tem uma baixa penetra√ß√£o, mas √© uma √°rea com grande potencial. Infelizmente, estamos atrasados em rela√ß√£o a outros pa√≠ses. No Sudoeste da √Āsia, por exemplo, a popula√ß√£o possui mais acesso a aparelhos de smartphone, o que impacta diretamente nas vendas. No Brasil, as compras por mobile √© inferior √† 70%‚ÄĚ. Philipp Povel ainda acrescentou que a qualidade da conex√£o √† internet tamb√©m afeta as vendas. ‚ÄúCada segundo que o site demora para responder uma a√ß√£o, nossa taxa de convers√£o cai de 10% a 30%. Isso representa um impacto gigantesco.‚ÄĚ

O momento do pagamento da compra tamb√©m √© decisivo e as novas tecnologias surgem para facilitar a performance do e-commerce. ‚ÄúA Dafiti acompanha as inova√ß√Ķes em fintechs. Vemos um grande potencial nos ‚ÄúWallets‚ÄĚ como Apple Pay, Samsung Pay, Google Pay etc. Mas, aqui no Brasil, o cart√£o de cr√©dito ainda √© o mais usado, al√©m do boleto banc√°rio, pois h√° muitos brasileiros que n√£o t√™m conta banc√°ria ou est√£o com o nome sujo. A Dafiti tamb√©m vai testar a compra p√≥s-paga, o chamado ‚Äúcash in delivery‚ÄĚ, em que o cliente paga a compra direto com o entregador.‚ÄĚ, afirmou Philipp Povel.

Lodovico Brioschi destacou como o desenvolvimento da Intelig√™ncia Artificial permite conhecer o comportamento dos clientes, atrav√©s da an√°lise de dados. ‚ÄúConhecer o hist√≥rico dos nossos clientes √© importante para n√≥s, porque podemos analisar quais roupas est√£o vendendo mais e quais produtos est√£o tendo mais devolu√ß√Ķes. Al√©m disso, √© uma maneira dos designers de roupas saberem quais modelos de roupa desenhar, quais tecidos usar e o volume certo de produ√ß√£o. Acaba sendo mais sustent√°vel tamb√©m, porque temos menos desperd√≠cio.‚ÄĚ

A quest√£o da sustentabilidade foi bastante debatida no evento e as inova√ß√Ķes tecnol√≥gicas apareceram como ponto principal para que a ind√ļstria da moda desperdice menos, principalmente na etapa de produ√ß√£o das roupas. Lodovico Brioschi dividiu sua experi√™ncia nesse caso, j√° que a Amaro tem confec√ß√£o pr√≥pria: ‚ÄúCada pe√ßa de roupa precisa em m√©dia de tr√™s prot√≥tipos antes de ficar pronta. Agora, n√≥s fazemos prot√≥tipos em 3D, o que nos d√° uma no√ß√£o do resultado final e diminui o desperd√≠cio com tecidos de prova.‚ÄĚ

Nossos convidados dividiram com a plateia muitas outras experi√™ncias e se mostraram bastante otimistas em rela√ß√£o ao futuro da economia brasileira. Eles tamb√©m assinalaram que as empresas que quiserem se manter no mercado ter√£o que estar abertas √†s mudan√ßas e dever√£o investir em novas tecnologias. ‚Äú√Č imposs√≠vel prever a mente humana e o futuro, mas inova√ß√Ķes disruptivas s√£o necess√°rias.‚ÄĚ, afirmou Philipp Povel.

Agradecemos o apoio dos associados Ouro: ABB, Clariant, Curaprox, Elevadores Atlas Schindler, MSC Mediterranean Shipping Company, Nestlé, Novartis, Philip Morris, Roche, Syngenta e Zurich Seguros.

Um agradecimento especial à Victorinox que nos ofertou os brindes do evento.

Fotos: Carolina Luz