Filtros

IX Painel de Diversidade e Inclusão

14/ago/2026 - Comitê de Recursos Humanos, Painel, Webinário

Prezado associado,

Pelo nono ano consecutivo, o Comitê de Recursos Humanos da SWISSCAM organiza o Painel de Diversidade e Inclusão e gostaria de convidá-lo para a edição de 2026 cujo tema abordado será:

“O Ambiente de Trabalho Como Espaço de Proteção e Acolhimento”

O evento reunirá especialistas e representantes de grandes empresas para discutir diferentes situações de vulnerabilidade e seus impactos no ambiente corporativo, abordando questões como seus reflexos na vida profissional, na produtividade, no absenteísmo e na saúde mental. A programação também discutirá as boas práticas empresariais e o papel das lideranças na identificação de sinais e no acolhimento adequado. Por meio de casos de sucesso e experiências corporativas, o encontro promoverá uma reflexão sobre como as empresas podem contribuir para a prevenção, o apoio às vítimas e a construção de ambientes de trabalho mais seguros e acolhedores.
Além da programação de conteúdo, o encontro contará com um café da manhã oferecido aos participantes, proporcionando também um momento de encontro e networking.

Programação

das 08h30 às 09h00: Credenciamento e café de boas-vindas
das 09h00 às 09h10: Abertura do evento com o Presidente da SWISSCAM Flavio Silva
das 09h10 às 09h45: Palestra “O Poder do Cuidado: Como a liderança feminina fortalece a segurança, promove inclusão e transforma vidas”, com Jessica Valerio Penatti, Diretora de Segurança e Qualidade de Produto e Pessoas na Atlas Schindler
das 09h45 às 10h20: Palestra “Inclusão na prática: como construir ambientes de trabalho acolhedores para pessoas trans”, com Andrea Hercowitz, cofundadora e coordenadora do Espaço Transcender
das 10h20 às 10h55: Palestra “Um Lugar Seguro: Quando o Ambiente de Trabalho se Torna uma Rede de Proteção e Acolhimento”, com Paula Christiny Batista e Silva, Gerente de Tecnologia Júnior na Nestlé Brasil
das 10h55 às 11h30: Palestra “Segurança Psicológica e Equidade na Prática: Como a Roche Transforma Acolhimento e Parentalidade em Estruturas de Proteção”, com Marília Ribeiro, Líder de People & Culture na Roche Farma Brasil
das 11h30 às 12h05: Palestra “Acolher para incluir: como o 1MiO conecta jovens a oportunidades de desenvolvimento e trabalho digno”, com Monica Pinto, Chefe de Educação da UNICEF Brasil.
das 12h05 às 12h15: Encerramento

Durante as palestras, será servido um café da manhã empratado aos convidados.

Sinopses e Palestrantes 

“O Poder do Cuidado: Como a liderança feminina fortalece a segurança, promove inclusão e transforma vidas”

O tema abordará como a Atlas Schindler atua para promover um ambiente de trabalho seguro e inclusivo, tanto no dia a dia da execução das atividades da companhia quanto por meio de iniciativas voltadas à diversidade e à inclusão. Serão destacados exemplos de ações que buscam ampliar a presença feminina, promover capacitação e desenvolvimento profissional e garantir oportunidades mais equitativas de crescimento e liderança. A discussão também mostrará como essas iniciativas contribuem para a transformação da cultura organizacional e para a construção de um ambiente em que diferentes pessoas possam se desenvolver e ocupar seus espaços com segurança, respeito e igualdade de oportunidades.

Jessica Valerio Penatti
É Diretora de Segurança e Qualidade de Produto e Pessoas na Atlas Schindler, onde construiu sua trajetória profissional ao longo de diferentes posições e áreas de atuação. Sua experiência reúne conhecimentos em gestão, qualidade, segurança, processos e desenvolvimento de pessoas, com uma visão integrada entre excelência operacional e valorização dos profissionais.
Engenheira Eletricista, possui pós-graduações e MBAs em Gestão Estratégica de Empresas, Gestão de Projetos, Liderança, Inovação e Gestão 4.0 e Qualidade, pela FGV e PUCRS. Atualmente, cursa especialização em Engenharia de Segurança na Escola Politécnica da USP.

 

 “Inclusão na prática: como construir ambientes de trabalho acolhedores para pessoas trans”

A inclusão de pessoas trans no ambiente de trabalho se constrói no cotidiano, por meio de atitudes, práticas e políticas que promovam respeito, segurança e pertencimento. A apresentação abordará desafios vivenciados por pessoas trans e discutirá como empresas, lideranças e equipes de Recursos Humanos podem contribuir para a criação de ambientes verdadeiramente acolhedores e inclusivos. A partir da experiência no acompanhamento de pessoas trans e de suas famílias, serão compartilhadas reflexões e boas práticas que podem transformar a inclusão em uma experiência concreta no dia a dia das organizações.

Andrea Hercowitz
Pediatra, hebiatra e coordenadora da Pós-graduação em Medicina do Adolescente da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde. É cofundadora e coordenadora do Espaço Transcender do Centro Saúde Escola do Butantã – Faculdade de Medicina da USP, formado por uma equipe multiprofissional que visa realizar atividades de acolhimento, educativas e de atenção à saúde, individuais e coletivas, para o cuidado de crianças e adolescentes trans e/ou com vivências de variabilidade de gênero, e seus familiares.
Andrea é coordenadora de Saúde da ONG Mães pela Diversidade e editora do livro Saúde LGBTQIAPN+: práticas de cuidado transdisciplinar.

 

“Um Lugar Seguro: Quando o Ambiente de Trabalho se Torna uma Rede de Proteção e Acolhimento”

Um Lugar Seguro é uma iniciativa da Nestlé que transforma conscientização em acolhimento e ação. Nesta apresentação, será compartilhado como a informação, o engajamento de homens e mulheres e a conexão com especialistas e redes de apoio locais podem contribuir para a construção de ambientes de trabalho mais seguros, inclusivos e humanos. A conversa abordará os aprendizados, desafios e impactos da iniciativa, mostrando como as organizações podem se tornar verdadeiras redes de proteção e acolhimento.

Paula Christiny Batista e Silva
É Gerente de Tecnologia Júnior na Nestlé Brasil e atua em projetos de transformação e melhoria de processos para a América Latina. Ingressou na empresa em 2023 e, no ano seguinte, passou a integrar o grupo de afinidade Força da Moça, dedicado à promoção da equidade de gênero e ao empoderamento feminino. Desde o início de 2026, lidera a iniciativa Um Lugar Seguro, que promove conscientização, acolhimento e orientação sobre violência contra a mulher por meio de rodas de conversa realizadas em diferentes comunidades e ambientes de trabalho. Sua atuação conecta colaboradores, especialistas e redes de apoio locais, contribuindo para a construção de espaços mais seguros, inclusivos e humanos.

 

“Segurança Psicológica e Equidade na Prática: Como a Roche Transforma Acolhimento e Parentalidade em Estruturas de Proteção”

A palestra trará como destaque a licença parental de 6 meses oferecida pela empresa para mães e pais em todos os arranjos familiares: uma iniciativa que reduz desigualdades de gênero, atua na prevenção ao burnout e promove a responsabilidade compartilhada no cuidado. Serão apresentados os bastidores do planejamento, o apoio do grupo men@work no engajamento masculino e o papel da liderança na criação de um espaço seguro e humano.

Marília Ribeiro 
É Líder de People & Culture na Roche Farma Brasil. Com sólida trajetória na área de Recursos Humanos, atua estrategicamente na construção de culturas organizacionais orientadas para a equidade de gênero, diversidade, inclusão e alta performance.

 

“Acolher para incluir: como o 1MiO conecta jovens a oportunidades de desenvolvimento e trabalho digno”

O 1 Milhão de Oportunidades (1MiO), iniciativa do UNICEF, promove a inclusão produtiva de adolescentes e jovens por meio da ampliação da formação para o mundo do trabalho, empregabilidade e empreendedorismo. A palestra apresentará como a iniciativa articula empresas, governos e organizações da sociedade civil para conectar jovens em situação de vulnerabilidade social a oportunidades concretas de desenvolvimento profissional e geração de renda, ao mesmo tempo em que gera valor para o setor privado por meio do fortalecimento da agenda ESG, da formação de talentos e da promoção de uma força de trabalho mais diversa, preparada e alinhada às demandas do futuro.

Monica Pinto
É Chefe de Educação da UNICEF Brasil. Mestre em Educação pela PUC-RJ, com MBA em web intelligence & digital analytics pela COPPE/UFRJ. Cursou o Programa de Desenvolvimento de Executivos da Fundação Dom Cabral. E tem Pós-graduação em História e Cultura Contemporânea pela Bennett/RJ. Iniciou sua carreira como professora de Educação Básica. Foi consultora e coordenadora do Programa Nacional de Formação de Professores, vinculado ao MEC e à TVE (Um Salto Para o Futuro). Como consultora em Mídia-Educação, atuou junto ao Sesc Nacional, TV Escola, Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, dentre outras instituições. Foi Gerente de Conteúdo do Canal Futura no período de sua criação e implementação (1997 a 2000). No Terceiro Setor atuou no desenvolvimento de parcerias na Fundação Roberto Marinho. Participou da criação do Canal Futura e da área de Pesquisa e Avaliação da Fundação.

 

Moderação

Maria Lúcia Gadotti
Sócia da área trabalhista de Stüssi Neves Advogados. Graduada em Direito pela Universidade Mackenzie e Letras pela USP. Especialista e Mestre em Direito do Trabalho pela PUC-SP, Doutoranda em Direito e Ciências Sociais pela Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. Conselheira do CORT Fiesp e Presidente da Apres; pesquisadora do Getrab USP; Membro do Instituto Ítalo-Brasileiro de Direito do Trabalho e do Cielo Laboral. Professora de Cursos de Pós-Graduação e MBA da FIA.

Informações

Data: 28 de outubro de 2026
Horário: das 08h30 às 12h15

Evento exclusivo para associados. 
Vagas limitadas.

Para mais detalhes sobre a inscrição, por favor, acesse a Área do Associado.