No dia 28 de agosto, a SWISSCAM promoveu um grupo de discussão para falar sobre os “Desafios e Vantagens da Sustentabilidade Empresarial”. O evento foi comandado por Ana Cristina Moeri, Diretora-Presidente do Instituto Ekos Brasil e Coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da SWISSCAM.
Esta foi a oportunidade de os associados discutirem entre si quais ações de sustentabilidade estão sendo colocadas em prática em suas empresas. Estavam presentes colaboradores das seguintes empresas: Roche, Syngenta, Clariant, Laboratórios Ferring, Chiarottino e Nicolleti Advogados, Ceptis, MAM Babyartikel, ABB, Pacheco Neto Sanden Teisseire Advogados, SP Law Advogados e Reiche & De-Massari Comércio e Indústria.
Os participantes mencionaram diversas vezes que o mundo corporativo mudou sua maneira de lidar com a sustentabilidade nos últimos 20, 15 anos. Segundo eles, atualmente, as empresas já estão entendendo que o principal desafio é fazer modelos de negócios sustentáveis. Finalmente, a questão ambiental está sendo tratada com o mesmo valor de outros assuntos considerados essenciais para os negócios.
Ana Cristina reforçou este ponto: “Antes, as iniciativas de sustentabilidade estavam mais ligadas à área de marketing e hoje isto mudou. Desenvolver planos de ações sustentáveis vai além da reputação da marca.”
O Advogado Pedro Carneiro, do escritório SP Law, enfatizou que atualmente as empresas pensam nos riscos ambientais e como isso pode prejudicar os negócios. “Pensa-se primeiro no risco, depois, baseando-se na ciência, são apresentadas as justificativas, então esta preocupação chega ao departamento jurídico e depois ao departamento financeiro.”
Paulo Itapura, LATAM Head of Sustainability & Regulatory Affairs da Clariant, disse que o importante é antecipar os riscos. “Antes de lançar um produto, precisamos pensar nas matérias-primas que vamos usar, como será sua embalagem e quais serão os possíveis danos ao meio ambiente”. Ele também deu uma dica importante: “Não se faz nada sozinho nessa área de sustentabilidade. É necessário conversar com as agências regulatórias, parceiros de negócios e até com outras empresas. É mais fácil achar a melhor solução juntos.”
Alexandre Seraphim, CEO do Laboratórios Ferring, enfatizou que pequenos projetos também podem gerar grandes resultados. “Ao colocar em prática pequenos projetos de ações sustentáveis na sua empresa, como um simples incentivo a reciclagem de copinhos, pode-se criar uma rede ampla de engajamento. Os funcionários acabam se engajando, depois levando a causa para dentro de casa e suas famílias acabam espalhando a ideia pelo bairro.”
As empresas Roche, MAM Babyartikel e Ceptis também compartilharam com os participantes links sobre ações sociais e ambientais que elas colocaram em prática.
Através deste grupo discussão, percebemos que estamos cada vez mais perto de termos uma sociedade com consumidores mais exigentes e empresas cientes de sua responsabilidade ambiental e social. Devido ao grande interesse por este evento, a SWISSCAM deve organizar em breve outro grupo de discussão com essa temática.
Agradecemos a todos pela participação. Aqueles que não participaram, não percam a próxima oportunidade.