Filtros

Evento Mulheres de Negócios: Trajetórias e Desafios

Almoço-Palestra

Para celebrar o outubro rosa, a SWISSCAM organizou no dia 31 de outubro, um almoço no Hotel Hilton. Preparamos um painel incrível com o tema “Mulheres de Negócios: trajetórias e desafios.” O evento teve como objetivo discutir a presença das mulheres no mercado de trabalho e os obstáculos a serem superados. Recebemos seis mulheres inspiradoras, de diferentes áreas profissionais, que contaram suas experiências profissionais e pessoais.

Maria Lúcia Gadotti, Advogada na Stüssi-Neves Advogados foi responsável por fazer a moderação da mesa, que contou com a presença de:
– Ana Fontes, do RME – Rede Mulher Empreendedora
– Maria Jose Tonelli, Professora da FGV – Fundação Getulio Vargas
– Moema Wertheimer, Arquiteta na Moema Wertheimer Arquitetura (MW Arquitetura)
– Renata Malheiros Henriques, Gerente Adjunta da Unidade de Cultura Empreendedora do SEBRAE
– Valeria Carmignani Barbosa, Vice-Presidente de Recursos Humanos da Novartis
– Silvia Sfeir, Diretora de Acesso & Advocacy na Bayer

As convidadas compartilharam que ao longo de suas carreiras tiveram que enfrentar a desconfiança dos outros e provar que eram suficientemente qualificadas para ocuparem seus cargos. Elas também destacaram como é comum que mulheres bem preparadas ocupem cargos abaixo de sua capacidade ou recebam salários inferiores aos dos homens. O machismo dentro do ambiente de trabalho foi apontado como a principal razão para essa situação.

Um estudo recente do FMI indicou que os países ganham produtividade quando ampliam a participação feminina no mercado de trabalho. Felizmente, o Brasil está na lista dos países que aumentaram consideravelmente a participação feminina no mercado de trabalho, desde a década de 90.

As convidadas acreditam que as coisas estão realmente melhorando e que as novas gerações parecem estar mais comprometidas a tratar a igualdade de gênero com mais naturalidade e responsabilidade.

Programas de capacitação focados no público feminino, redes sociais de apoio ao empreendedorismo e o empenho das empresas também estão contribuindo para que as mulheres se aperfeiçoem profissionalmente e ocupem mais espaços no mercado de trabalho.

Esse evento foi muito importante para SWISSCAM, pois auxiliamos diariamente nossas associadas mulheres a desenvolverem seus negócios e a empreenderem em diversas áreas. Temos também uma expressiva participação de mulheres em nossos comitês, cursos, palestras e seminários. Esperamos continuar incentivando a participação das mulheres no mercado de trabalho.

Fotos: Lorna Lee