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CEO da Zurich Seguros faz palestra na SWISSCAM

05/dez/2018 - Human Resources Breakfast

No dia 5 de dezembro, o CEO da Zurich Brasil, Edson Franco, fez uma palestra na SWISSCAM com o tema “Entendendo melhor a reforma da previdência e como se preparar para o futuro”.

Previdência não é assunto fácil de se entender, mas Edson fez um excelente panorama sobre o cenário brasileiro e apresentou pontos a serem revistos.

A má gestão do sistema previdenciário é o principal fator para o crescimento do déficit brasileiro. Faz muito tempo que o governo brasileiro vem tentando lidar com uma conta que não fecha, pois há cada vez mais aposentados e menos contribuintes.

Edson enfatizou que a situação chegou ao limite e o congresso nacional terá que aprovar a Reforma Previdenciária. Para se ter uma noção, atualmente há 8 pessoas ativas para cada aposentado, já em 2060, haverá apenas 2 trabalhadores para cada aposentado. Além disso, a média de idade dos aposentados no Brasil é de 54 anos, uma média baixa quando comparada a de outros países. “O poder executivo já percebeu esse problema, falta o legislativo também perceber”, afirmou o economista.

Para Edson, a Reforma da Previdência é uma política de Estado urgente, mas o assunto é bastante delicado pois envolve a aposentadoria de funcionários públicos e militares. Ele acredita que alguns pontos da aposentadoria dos empregados públicos devem ser revistos, como o direito a integralidade e paridade salarial. “É preciso unificar as regras de aposentadoria para o setor público e privado”.

O mercado de seguros oferece alternativas para quem quer complementar a sua aposentadoria como o VGBL e o PGBL. Mas, Edson reconhece que a maioria das pessoas não compreendem como utilizar instrumentos de poupança a longo prazo, pois não há um aconselhamento financeiro adequado. “O brasileiro começou a se acostumar com estabilidade econômica e inflação baixa há pouco tempo. O mercado de aposentadoria privada só começou a existir a partir da implementação do plano real. Agora, o grande desafio para seguradoras e bancos é vender o produto adequado para o cliente adequado.”