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Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária Virtual

20/abr/2021 - Assembleia Geral Ordinária

No dia 04 de maio de 2021, terça-feira, foi realizada em segunda convocação, às 09h40, a Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária da SWISSCAM, de forma virtual pela plataforma Zoom.

O presidente da SWISSCAM H. Philip Schneider deu as boas-vindas a todos e informou ser a segunda assembleia virtual na história da SWISSCAM. Como o Estatuto ainda não previa esta modalidade, fez-se necessária a realização de assembleia extraordinária de forma que a nova redação inclua a possibilidade de as reuniões acontecerem tanto em ambiente físico, virtual ou híbrido. Na sequência, passou a palavra ao diretor jurídico da SWISSCAM Gustavo Stüssi para conduzir a votação da Assembleia Extraordinária.

Tendo recebido a aprovação dos associados, iniciou-se a Assembleia Ordinária no formato virtual com a apresentação das atividades da câmara em 2020 pela diretora Stefania Moeri Hertach. Em breve os associados receberão por correio nossa tradicional publicação anual, que nesta edição recebeu ilustrações para retratar nossa nova realidade após a pandemia. Apesar disso, realizamos 80 eventos em 2020, sendo 74 online e 6 presenciais, além da feira CIOSP, que aconteceu em janeiro de 2020, com o maior estande da história da SWISSCAM. Stefania destacou 3 eventos que marcaram o ano: o painel sobre reforma tributária com a Assessora Especial do Ministro de Estado da Economia Dra. Vanessa Canado; o talk show sobre Diversidade & Inclusão com o depoimento de empresas associadas que alcançaram melhores resultados; e o painel com CEOs e CFOs, além do Embaixador da Suíça, sobre a retomada dos setores econômicos das principais empresas suíças no Brasil.

Quanto aos resultados financeiros, mesmo sendo um ano atípico, a câmara apresentou um superavit, com destaque para o aumento nas receitas de anuidades. Gustavo Stüssi colocou o balanço para votação, que recebeu a aprovação dos associados.

Tivemos mudanças na composição da diretoria com a saída dos conselheiros Aline Medici, Mônica Ferreira Vassimon, Ricardo Hirschbruch e Tom Maes e do vice-presidente Valdemar Fischer, aos quais agradecemos imensamente a grande dedicação. Para preenchimento destas vagas, foram eleitos os seguintes diretores:

  • Valter Brunner (Diretor de Sustentabilidade da Syngenta América Latina) como vice-presidente;
  • Luigi Tomba (CCFO da Novartis Brasil) como conselheiro;
  • Manlio Gallotti (Presidente Região América Latina da Clariant) como conselheiro;
  • Wilson Monteiro Junior (Division Manager América do Sul da ABB) como conselheiro; e
  • Nicolas Kaufmann (Managing Director da IMCD) como conselheiro fiscal

O orçamento para 2021 também foi colocado em votação e aprovado pelos associados. O presidente ressaltou que trata-se de um orçamento conservador face ao contexto do país e ao contexto mundial. No entanto, continuaremos a investir em ações que beneficiem os associados.

Este ano teremos 4 eventos-chave compondo nosso calendário de eventos. São eles: Evento de Inovação, Doing Business in Brazil (3ª edição), Café da manhã com CEOs e CFOs, Diversidade & Inclusão (4ª edição). Acompanhe nossa agenda para se manter informado.

Tivemos a honra de ter a participação do Embaixador da Suíça Andrea Semadeni que nos trouxe informações sobre as relações bilaterais entre Brasil e Suíça. A crise sanitária ainda vai influenciar a situação econômica e a maneira de trabalhar por pelo menos 1 ou 2 anos. A Suíça teve a maior queda da história no PIB desde 1975 (2,6%), mas ainda melhor que a média internacional. Ambos os países estão tomando ações de combate a estes efeitos.

Quanto às relações comerciais entre Brasil e Suíça, houve uma queda de pouco mais de 10%. Mas a presença dos investimentos suíços continua no país. Notícias boas também com relação aos acordos bilaterais. Foi ratificado o acordo de cooperação no âmbito da aviação civil, assinado em 2015. Já estava sendo aplicado, porém agora vai melhorar a segurança jurídica entre as empresas aéreas dos dois países.

O acordo para evitar a dupla tributação, assinado pelo Embaixador em 2018, foi ratificado em abril e será aplicado a partir de janeiro de 2022. Ele conta com o apoio do presidente e dos conselheiros da SWISSCAM na preparação das implicações deste acordo para as empresas. No caso de pessoas físicas, o Embaixador já informou que por exemplo quem recebe pensão suíça aqui no Brasil, vai pagar o imposto na Suíça.

Quanto ao acordo de livre comércio entre EFTA e Mercosul, foi notável que as negociações avançaram rapidamente desde o seu início em 2019, estando praticamente no mesmo estágio da negociação do acordo entre União Europeia e Mercosul, esta iniciada há 20 anos. No entanto, a questão ambiental tem gerado controvérsias e atraído a opinião pública na Europa e está sendo cogitado a possibilidade de um adendo. Certamente este acordo vai passar por um referendo na Suíça e ainda vai ocupar muito tempo da Embaixada no Brasil e também em Berna.

Em abril aconteceu nova reunião da Comissão Mista Econômica Brasil-Suíça com a participação de representantes de várias ramos das indústrias suíças, como da indústria farmacêutica e de relógios, que levaram as demandas e problemas que as empresas suíças enfrentam no Brasil.

Despediu-se comunicando sua mudança para o Senegal daqui 2 meses, após 4 anos movimentados no Brasil, que foram bons anos em termos de avanço da agenda econômica. Agradeceu a SWISSCAM e todos os empresários que o receberam e o assessoraram tão bem no Brasil.

O presidente fez o encerramento agradecendo a Embaixada, os Consulados e os conselheiros da SWISSCAM, dando as boas-vindas aos novos integrantes. Também agradeceu o empenho da nossa diretora Stefania, que se despede para novos desafios.

A equipe está à disposição de todos os associados e agradece a audiência durante o evento. A gravação estará disponível em breve na área restrita do site.