Filtros

WEBINAR SWISSCAM – “Reforma tributária: a visão dos economistas”

06/mar/2026 - Comitê Econômico e de Infraestrutura, Webinário

Prezados Associados e Parceiros,

Gostaríamos de convidá-los para o webinar do Comitê Econômico e de Infraestrutura: 

“Reforma tributária: a visão dos economistas”

Em novo formato, pela primeira vez como uma mesa-redonda, em que o economista-chefe da BGC Liquidez, Felipe Tavares, discute seu ponto de vista sobre o tema com João Maria de Oliveira, Pesquisador do IPEA, em um debate mediado por Fred Turolla, coordenador do Comitê Econômico e de Infraestrutura da SWISSCAM e sócio-fundador da Pezco Economics.

Sinopse 

Nesta ocasião, será apresentada uma roda de conversa, buscando entender o ponto de vista dos convidados sobre os seguintes tópicos:

  • Como calcular corretamente os impactos da Reforma Tributária sobre os preços e contratos?
  • Quais os impactos macroeconômicos e microeconômicos da Reforma
  • Quais setores e negócios serão mais afetados?

Debatedores

Felipe Tavares

É economista-chefe da BGC Liquidez, responsável por toda a área macro (ex-inflação) e estratégia de renda fixa. É mestre em economia aplicada pela USP/ESALQ, especialista em macroeconomia aplicada, regulação e econometria de séries de tempo, com foco em forecast. Foi Diretor de Projetos Estratégicos no Ministério da Economia e Superintendente de Estudos Econômicos e Hídricos da ANA.

 

João Maria de Oliveira

Doutor em Economia pela UnB, mestre em Administração pela UFRN e Engenheiro pela UFRN. Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) desde 2009 e atualmente é Coordenador de Crescimento e Desenvolvimento.
É professor de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento do Ipea e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Economia (PPGECO) da Universidade de Brasília (UnB). Já realizou estudos e pesquisas nas áreas de: Tecnologia da informação e comunicação; Economia criativa; Inovação e empreendedorismo; Produtividade e crescimento; Reforma Tributária; Comércio internacional; Análise de custo-benefício; Estimação e análises de matriz insumo produto nos níveis nacional e inter-regional.

Mediador

 

Fred Turolla

Doutor e Mestre em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP, com intercâmbio em International Economics and Finance pela Brandeis University. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
É sócio da consultoria econômica PEZCO Economics, tendo liderado importantes projetos nacionais e internacionais na área de infraestrutura, regulação e parcerias público-privadas. Pesquisa os investimentos diretos estrangeiros em setores regulados e a internacionalização de empresas, com ênfase nos setores de infraestrutura (transportes, energia, saneamento e telecomunicações).

Informações:

Data: 26 de março de 2026
Horário: das 09h00 às 10h00
Inscreva-se aqui.

Inscrições até 25 de março de 2026 às 18h00.