No último dia 19 de outubro, realizamos o webinar “Estudo Dual Contabilidade 4.0 – Uma inovação na educação do Brasil”, em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a empresa associada Rödl & Partner. Nesta oportunidade, a Escola Suíça fez uma apresentação sobre o estudo dual na Suíça e o projeto de implementação para um currículo similar em cursos técnicos no Brasil, atualmente em desenvolvimento.
Philipp Klose-Morero, Managing Partner da Rödl & Partner, iniciou a apresentação destacando a parceria com a Universidade Mackenzie e a integração teoria-prática para a realização deste projeto.
Thomas Grieme, Sócio responsável pelo departamento de Contabilidade na Rödl & Partner, destacou a adaptação da grade curricular em conjunto com as empresas parceiras a fim de deixar o ensino mais prático, bem como o desenvolvimento de competências e habilidades importantes para o aluno que se tornará um potencial gestor na área contábil. Thomas também reforçou que o currículo oferecido está em conformidade com as normas da Alemanha, onde foi criado na década de 90, e destacou a forte ligação aluno x empresa mesmo antes do início da parte prática do ensino. A intenção do ensino dual é identificar, já no momento do processo seletivo, o potencial dos alunos para que, após quatro anos, estes possam assumir cargos de destaque nas empresas.
Liliane Segura, Coordenadora do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie, mencionou como parte da formação do curso 50% de horas do aluno na universidade (referencial teórico) e 50% do tempo dentro da empresa, de forma que, ao fim da fase aula, o aluno se foque no estágio, um grande diferencial do ensino dual. O objetivo é aplicar a teoria aprendida nos 3 meses de aula na prática do estágio, identificando as áreas de interesse e perfil dos alunos.
Claudio Parisi, Diretor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie, trouxe exemplos de parcerias em andamento no Mackenzie, como a Bloomberg e SAP University Aliances, e Liliane apresentou o cronograma da próxima turma, que terá início em fevereiro de 2023.
Ronald Felder, Presidente do Conselho de Administração da Escola Suíça, discorreu sobre a formação dual na Suíça, que cobre cerca de 60-70% dos alunos no país e os benefícios deste sistema de ensino. Posteriormente, destacou a importância de termos, no Brasil, um ensino deste porte, estendendo assim a qualidade de ponta dos produtos suíços mundialmente reconhecidos.
Para finalizar, Manuela Merki, Cônsul Honorária da Suíça em Curitiba e Conselheira Administrativa da Associação das Escolas Suíço-Brasileiras, mencionou os pilares da iniciativa de trazer o currículo dual para o ensino técnico brasileiro, e abordou a questão dos custos e benefícios da implementação de um ensino dual nas escolas. Manuela destacou a capacitação profissional muito além apenas do ensino teórico, com a parte prática contemplando 70% da certificação, um diferencial em comparação com os currículos atualmente oferecidos.
Para mais informações sobre o cronograma e o processo seletivo para o Ensino Dual Contabilidade 4.0, entre em contato com:
[email protected]
[email protected]
Para mais informações sobre o projeto Sistema de Ensino Profissional Dual Profissionalizante Suíço, entre em contato com a Escola Suíça: [email protected]