Filtros

VII PAINEL DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO – “A Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho: oportunidades, perspectivas e empreendedorismo”

13/set/2024 - Café da Manhã, Comitê de Recursos Humanos, Painel

No dia 8 de outubro de 2024, o Comitê de Recursos Humanos da SWISSCAM promoveu, pelo sétimo ano consecutivo, o Painel de Diversidade e Inclusão no hotel Hilton Morumbi, em São Paulo. Com o tema “A Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho: Oportunidades, Perspectivas e Empreendedorismo”, o evento reuniu profissionais e especialistas dedicados a discutir formas de integrar efetivamente pessoas com deficiência no ambiente corporativo.

O evento foi aberto pelo presidente da SWISSCAM Flavio Silva, que expressou sua gratidão aos associados Ouro pela colaboração fundamental para a realização do painel. Ele destacou a importância de se promover a diversidade nas empresas como um meio de impulsionar não apenas a inclusão social, mas também o desempenho e a inovação nos negócios. Em seguida, Maria Lúcia Gadotti, coordenadora do Comitê de Recursos Humanos e responsável pela organização do evento desde sua primeira edição, apresentou os palestrantes convidados.

Augusto Drumond, Head de Diversidade e Inclusão da Nestlé Brasil, enfatizou a relevância de ter uma equipe diversificada, uma vez que diferentes trajetórias de vida contribuem para a tomada de decisões mais eficazes em uma companhia que representa a pluralidade do Brasil. Ele apresentou dados preocupantes sobre a discrepância entre a composição demográfica da população brasileira e a representatividade de pessoas negras e mulheres em cargos de gestão. Drumond apontou que as pessoas com deficiência representam 9% da população brasileira e na Nestlé essa porcentagem já chegou a 5,3%. Ele compartilhou algumas iniciativas inspiradoras da empresa, como a colaboração com a Specialisterne, que visa integrar pessoas com deficiência intelectual, e a adaptação das fábricas, como a da Garoto, que está totalmente acessível para colaboradores surdos.

www.instagram.com/nestle_br
www.linkedin.com/company/nestle-s-a-
www.nestle.com.br

 

Em seguida, Djalma Cesar Rocha, Analista de Serviços Técnicos da Roche e Vice-Líder da Frente de Diversidade PERSON (People, Empowerment, Respect, Stories, Opportunity & Network), trouxe uma perspectiva pessoal ao abordar a inclusão. Rocha compartilhou sua experiência como uma pessoa diagnosticada com a síndrome de Asperger. Ele relatou como o futebol o ajudou a socializar e como, apesar de seu desempenho acadêmico, enfrentou dificuldades durante entrevistas de emprego. Após períodos de depressão e um mestrado na USP, ele encontrou um ambiente acolhedor na Roche, onde a inclusão vai além das exigências legais, demonstrando um compromisso profundo com a diversidade.

www.instagram.com/rochebrasil
www.youtube.com/rochebrasil
www.roche.com.br

 

Marcelo Vitoriano, CEO da Specialisterne, entidade dinamarquesa focada na capacitação de autistas e neurodivergentes para o mercado de trabalho, explicou o conceito de neurodiversidade, criado na década de 90 pela socióloga Judy Singer, em resposta à visão distorcida que se tinha sobre o autismo como sendo uma doença. Autismo nada mais é do que uma condição do neurodesenvolvimento diferente do que a maioria das pessoas têm, assim como outras neurodivergências como TDAH, dislexia etc. No Brasil, entre 4% e 5% da população é neurodivergente, enfrentando uma taxa de desemprego alarmante de cerca de 70%.

O processo de inclusão nas empresas passa por preconceitos e dificuldades. Por isto, a Specialisterne realiza um trabalho de acompanhamento por um período mínimo de um ano. Essa abordagem já demonstrou resultados positivos, com empresas como Nestlé e Roche alcançando uma taxa de retenção de 93% entre seus colaboradores neurodivergentes.

Marcelo destacou alguns pontos relevantes para as empresas interessadas em trilhar este caminho: tornar visíveis ao público suas iniciativas; adaptar os processos de recrutamento e seleção para não correr o risco de bloquear talentos; conscientizar a equipe das características específicas da pessoa neurodivergente, considerando que cada indivíduo é único; despadronizar os critérios de avalição de desempenho e de planos de carreira. Repensar as políticas internas é necessário para criar um ambiente que realmente apoie a diversidade.

www.instagram.com/specialisterne_brasil
www.specialisternebrasil.com

 

A apresentação de Marcos Petry, um autista reconhecido como autor e palestrante, influenciador através do canal “Diário de um Autista”, juntamente com sua mãe Arlete Petry, foi um dos momentos mais impactantes do evento. Arlete compartilhou a emocionante história de superação de Marcos desde o nascimento, desafiando estigmas e contrariando as probabilidades. Marcos, em sua eloquente fala, discorreu sobre suas pesquisas e seu trabalho de conscientização, lembrando que a inclusão só é possível com as bases do conhecimento. O segundo pilar é o apoio. Com tanto talento e capacidade, que apoio as empresas vão dar aos autistas entrando no mercado de trabalho? Mencionou um projeto bem-sucedido de inclusão de neuroatípicos realizado em uma empresa de Santa Catarina que envolveu engajamento e integração das equipes, abordagem das lideranças, adaptação dos ambientes e da comunicação, sempre com o intuito de garantir a equidade. O resultado foi impactante dentro e fora da empresa, além de ter contribuído para a humanização de todos os envolvidos.

Finalizou com uma brilhante apresentação musical, nos idiomas alemão, italiano, francês, espanhol, inglês, sueco e português, envolvendo a todos e provando o quanto a música foi importante na sua vida.

www.instagram.com/omarcospetry
www.youtube.com/c/DiáriodeumAutista
www.marcospetry.com.br

 

O último painelista foi o Gabriel Bernardes, influenciador digital e chef fundador da Downlicia, que, acompanhado de sua mãe, Martha Bernardes, contou sua inspiradora trajetória. Gabriel, que tem Síndrome de Down, é um exemplo de superação e empreendedorismo, tendo se destacado na gastronomia com sua empresa especializada em brigadeiros, que também conta com uma food bike para eventos corporativos. Martha emocionou o público ao falar sobre o impacto positivo do trabalho de Gabriel na vida de outras pessoas neurodivergentes, enfatizando que esse tipo de inclusão é fundamental e valioso.

www.instagram.com/downlicia_oficial
www.tiktok.com/@downlicia
www.youtube.com/@DOWNLICIA