Filtros

SEMINÁRIO SWISSCAM – Implicações jurídicas e éticas do uso da inteligência artificial: aspectos nas áreas trabalhista, tributária e da saúde

19/ago/2024 - Comitê Jurídico, Palestras, Seminário Jurídico

No dia 11 de setembro aconteceu o Seminário Presencial do Comitê de Jurídico sobre:

“Implicações jurídicas e éticas do uso da inteligência artificial: aspectos nas áreas trabalhista, tributária e da saúde

O seminário propôs discussões sobre as perspectivas atuais e futuras da inteligência artificial sob o viés trabalhista e tributário, e avanços na saúde. Especialistas compartilharam insights valiosos sobre as tendências e transformações que estão moldando o presente e o futuro nessas áreas.

Sinopses e Palestrantes

Impactos da Inteligência Artificial nas Relações de Trabalho

A Inteligência Artificial é a área da computação que através do desenvolvimento de algoritmos busca criar sistemas capazes de reconhecer padrões, avaliar imagens e outros conteúdos, obter diagnósticos médicos e produzir uma série de decisões passíveis de facilitar o cotidiano da sociedade. Não é diferente no âmbito das relações do trabalho, em que vemos softwares responsáveis pela triagem de currículos, avaliação de emoções por vídeo e até mesmo de produtividade de empregados. A presente palestra buscará apresentar conceitos básicos acerca da inteligência artificial e seu funcionamento que permitem compreender a razão de potenciais vieses da máquina, bem como trará exemplos de ferramentas que impactam as relações de trabalho e como implementá-las com segurança jurídica num contexto nacional ainda não regulado expressamente, abordando, ao final, pontos marcantes dos principais marcos legais em discussão no contexto legislativo brasileiro.

Nayara Ferreira Marques da Silva
Advogada responsável pela área trabalhista do Furriela Advogados, Monitora da Pós-graduação em Direito do Trabalho da FGV-SP, Mestranda em Direito do Trabalho pela PUC-SP, Pós-graduada em Direito Empresarial. Atua em demandas consultivas e contenciosas envolvendo direito individual e coletivo do trabalho que impactam organizações nacionais e estrangeiras de diversos segmentos e desenvolve pesquisa acadêmica sobre o impacto da inteligência artificial e tecnologia nas relações laborais.

 

Os impactos da inteligência artificial e a atuação das autoridades fiscais

Objetiva-se demonstrar como a IA está sendo trabalhada no âmbito da administração tributária, o seu impacto no cruzamento de obrigações fiscais em âmbito doméstico e internacional, bem como questões regulatórias e fiscais atinentes a potencial quebra de sigilo.

Roberto Casarini
Sócio Tributário no Demarest Advogados. Graduado e Pós-Graduado Lato Sensu em Direito pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Direito pela Fundação Getulio Vargas – FGV. Professor convidado em cursos de: MBA (BSSP), especialização (IBDT) e graduação (ESPM).

 

Inteligência Artificial na Saúde

Nossa apresentação trará as perspectivas de como a Inteligência Artificial está revolucionando o setor da saúde. A IA está impulsionando inovações que aumentam a precisão dos diagnósticos, personalizam tratamentos e tornam os cuidados mais acessíveis e eficazes, inclusive gestão de doenças crônicas e descoberta de medicamentos.

Benny Spiewak
Benny Spiewak (CCEP-I, CHC, LLM) é sócio gestor de SPLaw, atuando com temas jurídicos, regulatórios e de compliance das indústrias de medicamentos, produtos para a saúde e tecnologia hospitalar. É certificado em Propriedade Intelectual (PI) e Tecnologia pela Fundação Getúlio Vargas pelo Franklin Pierce Law Center. É Mestre em Direito pela George Washington University. Desde 2007, é consultor da Organização Mundial da Propriedade Intelectual para questões que conectam PI, Saúde e Comércio Internacional. É coordenador do curso de compliance em saúde da Seton Hall University e leciona Direito nas faculdades de gestão em saúde da FIA e Oswaldo Cruz.