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Presidents’ Club com o CEO do Dafiti Group Philipp Povel e o CFO da AMARO Lodovico Brioschi

29/nov/2019 - Presidents' Club

No dia 27/11/19, a SWISSCAM realizou no Hotel Hilton seu evento mais importante do ano, o Presidents’ Club, um encontro exclusivo entre os presidentes e diretores das empresas associadas nas categorias Ouro e Prata. Neste ano, o tema escolhido foi: O Impacto das Novas Tecnologias na Economia Brasileira. Convidamos Philipp Povel, Cofundador e CEO da Dafiti (maior grupo de e-commerce de moda e lifestyle da América Latina) e Lodovico Brioschi, Cofundador, COO e CFO da AMARO (marca digital de moda). A mesa também contou com a moderação da jornalista da Rádio CBN, Rosana Jatobá.

Aqueles que têm costume de realizar compras na internet, com certeza conhecem a Dafiti e a Amaro, pois as duas empresas de varejo são cases de sucesso do e-commerce brasileiro. O site da Dafiti, por exemplo, recebe 2 milhões de visitas por dia e oferece a seus clientes 6 mil marcas de produtos.

Apesar do sucesso de ambas empresas, o mercado brasileiro apresenta algumas peculiaridades e desafios. A desvantagem no avanço tecnológico é uma delas. Segundo Philipp Povel, a taxa de brasileiros que compram pela internet é de apenas 4,5%. “O e-commerce no Brasil ainda tem uma baixa penetração, mas é uma área com grande potencial. Infelizmente, estamos atrasados em relação a outros países. No Sudoeste da Ásia, por exemplo, a população possui mais acesso a aparelhos de smartphone, o que impacta diretamente nas vendas. No Brasil, as compras por mobile é inferior à 70%”. Philipp Povel ainda acrescentou que a qualidade da conexão à internet também afeta as vendas. “Cada segundo que o site demora para responder uma ação, nossa taxa de conversão cai de 10% a 30%. Isso representa um impacto gigantesco.”

O momento do pagamento da compra também é decisivo e as novas tecnologias surgem para facilitar a performance do e-commerce. “A Dafiti acompanha as inovações em fintechs. Vemos um grande potencial nos “Wallets” como Apple Pay, Samsung Pay, Google Pay etc. Mas, aqui no Brasil, o cartão de crédito ainda é o mais usado, além do boleto bancário, pois há muitos brasileiros que não têm conta bancária ou estão com o nome sujo. A Dafiti também vai testar a compra pós-paga, o chamado “cash in delivery”, em que o cliente paga a compra direto com o entregador.”, afirmou Philipp Povel.

Lodovico Brioschi destacou como o desenvolvimento da Inteligência Artificial permite conhecer o comportamento dos clientes, através da análise de dados. “Conhecer o histórico dos nossos clientes é importante para nós, porque podemos analisar quais roupas estão vendendo mais e quais produtos estão tendo mais devoluções. Além disso, é uma maneira dos designers de roupas saberem quais modelos de roupa desenhar, quais tecidos usar e o volume certo de produção. Acaba sendo mais sustentável também, porque temos menos desperdício.”

A questão da sustentabilidade foi bastante debatida no evento e as inovações tecnológicas apareceram como ponto principal para que a indústria da moda desperdice menos, principalmente na etapa de produção das roupas. Lodovico Brioschi dividiu sua experiência nesse caso, já que a Amaro tem confecção própria: “Cada peça de roupa precisa em média de três protótipos antes de ficar pronta. Agora, nós fazemos protótipos em 3D, o que nos dá uma noção do resultado final e diminui o desperdício com tecidos de prova.”

Nossos convidados dividiram com a plateia muitas outras experiências e se mostraram bastante otimistas em relação ao futuro da economia brasileira. Eles também assinalaram que as empresas que quiserem se manter no mercado terão que estar abertas às mudanças e deverão investir em novas tecnologias. “É impossível prever a mente humana e o futuro, mas inovações disruptivas são necessárias.”, afirmou Philipp Povel.

Agradecemos o apoio dos associados Ouro: ABB, Clariant, Curaprox, Elevadores Atlas Schindler, MSC Mediterranean Shipping Company, Nestlé, Novartis, Philip Morris, Roche, Syngenta e Zurich Seguros.

Um agradecimento especial à Victorinox que nos ofertou os brindes do evento.

Fotos: Carolina Luz