Personalizar Preferências de Consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies classificados como "Necessários" são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para permitir as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Performance cookies are used to understand and analyse the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customised advertisements based on the pages you visited previously and to analyse the effectiveness of the ad campaigns.

Filtros

Presidents’ Club com o CEO do Dafiti Group Philipp Povel e o CFO da AMARO Lodovico Brioschi

29/nov/2019 - Presidents' Club

No dia 27/11/19, a SWISSCAM realizou no Hotel Hilton seu evento mais importante do ano, o Presidents’ Club, um encontro exclusivo entre os presidentes e diretores das empresas associadas nas categorias Ouro e Prata. Neste ano, o tema escolhido foi: O Impacto das Novas Tecnologias na Economia Brasileira. Convidamos Philipp Povel, Cofundador e CEO da Dafiti (maior grupo de e-commerce de moda e lifestyle da América Latina) e Lodovico Brioschi, Cofundador, COO e CFO da AMARO (marca digital de moda). A mesa também contou com a moderação da jornalista da Rádio CBN, Rosana Jatobá.

Aqueles que têm costume de realizar compras na internet, com certeza conhecem a Dafiti e a Amaro, pois as duas empresas de varejo são cases de sucesso do e-commerce brasileiro. O site da Dafiti, por exemplo, recebe 2 milhões de visitas por dia e oferece a seus clientes 6 mil marcas de produtos.

Apesar do sucesso de ambas empresas, o mercado brasileiro apresenta algumas peculiaridades e desafios. A desvantagem no avanço tecnológico é uma delas. Segundo Philipp Povel, a taxa de brasileiros que compram pela internet é de apenas 4,5%. “O e-commerce no Brasil ainda tem uma baixa penetração, mas é uma área com grande potencial. Infelizmente, estamos atrasados em relação a outros países. No Sudoeste da Ásia, por exemplo, a população possui mais acesso a aparelhos de smartphone, o que impacta diretamente nas vendas. No Brasil, as compras por mobile é inferior à 70%”. Philipp Povel ainda acrescentou que a qualidade da conexão à internet também afeta as vendas. “Cada segundo que o site demora para responder uma ação, nossa taxa de conversão cai de 10% a 30%. Isso representa um impacto gigantesco.”

O momento do pagamento da compra também é decisivo e as novas tecnologias surgem para facilitar a performance do e-commerce. “A Dafiti acompanha as inovações em fintechs. Vemos um grande potencial nos “Wallets” como Apple Pay, Samsung Pay, Google Pay etc. Mas, aqui no Brasil, o cartão de crédito ainda é o mais usado, além do boleto bancário, pois há muitos brasileiros que não têm conta bancária ou estão com o nome sujo. A Dafiti também vai testar a compra pós-paga, o chamado “cash in delivery”, em que o cliente paga a compra direto com o entregador.”, afirmou Philipp Povel.

Lodovico Brioschi destacou como o desenvolvimento da Inteligência Artificial permite conhecer o comportamento dos clientes, através da análise de dados. “Conhecer o histórico dos nossos clientes é importante para nós, porque podemos analisar quais roupas estão vendendo mais e quais produtos estão tendo mais devoluções. Além disso, é uma maneira dos designers de roupas saberem quais modelos de roupa desenhar, quais tecidos usar e o volume certo de produção. Acaba sendo mais sustentável também, porque temos menos desperdício.”

A questão da sustentabilidade foi bastante debatida no evento e as inovações tecnológicas apareceram como ponto principal para que a indústria da moda desperdice menos, principalmente na etapa de produção das roupas. Lodovico Brioschi dividiu sua experiência nesse caso, já que a Amaro tem confecção própria: “Cada peça de roupa precisa em média de três protótipos antes de ficar pronta. Agora, nós fazemos protótipos em 3D, o que nos dá uma noção do resultado final e diminui o desperdício com tecidos de prova.”

Nossos convidados dividiram com a plateia muitas outras experiências e se mostraram bastante otimistas em relação ao futuro da economia brasileira. Eles também assinalaram que as empresas que quiserem se manter no mercado terão que estar abertas às mudanças e deverão investir em novas tecnologias. “É impossível prever a mente humana e o futuro, mas inovações disruptivas são necessárias.”, afirmou Philipp Povel.

Agradecemos o apoio dos associados Ouro: ABB, Clariant, Curaprox, Elevadores Atlas Schindler, MSC Mediterranean Shipping Company, Nestlé, Novartis, Philip Morris, Roche, Syngenta e Zurich Seguros.

Um agradecimento especial à Victorinox que nos ofertou os brindes do evento.

Fotos: Carolina Luz

Philipp Povel (CEO Dafiti), Philip Schneider (Presidente SWISSCAM), Rosana Jatobá (moderadora) e Lodovico Brioschi (CFO AMARO)