No dia 28 de novembro, foi realizada mais uma edição do Presidents’ Club, que pelo segundo ano consecutivo reuniu os associados Ouro e Prata em um espaço privativo dentro do HSM+, o principal evento de gestão e inovação da América Latina, sediado no Transamerica Expo Center em São Paulo.
Karim Lakhani, Professor na Harvard Business School, ministrou palestra sobre “Competição na era da IA: Como se preparar para a reinvenção da sua empresa”, seguida de um almoço. Em adição, os convidados tiveram o privilégio de ganhar o passe dourado, permitindo acesso à todas as experiências do HSM+.
O Prof. Lakhani mostrou o progresso da inovação em inteligência artificial em ondas que começaram desde 1950 com a cibernética até os dias de hoje com a inteligência artificial generativa, capaz de aprender e gerar novos conteúdos.
Também citou um estudo que realizou com 758 consultores de uma empresa global de consultoria empresarial, medindo a performance entre os grupos que utilizaram a inteligência artificial (GPT-4) em suas tarefas comparado com os que não utilizaram e os resultados mostraram um alto impacto na produtividade, com mais de 40% de melhora na qualidade e 25% mais ágeis na finalização das tarefas. Ainda assim, é possível observar que a maioria das pessoas ainda não utiliza a IA no dia a dia, embora possua conhecimento de seus impactos no trabalho.
Este gap entre saber e fazer é mencionado em seu artigo onde compara a habilidade de utilizar as ferramentas de AI com aprender a andar de bicicleta, que demanda tempo e esforço.
Para exemplificar empresas que implementam sistematicamente a inteligência artificial e plataformas digitais, temos a Amazon que reimaginou as possibilidades e dominou o mercado no setor livreiro, enquanto livrarias tradicionais como a Barnes & Noble, apesar de terem entrado no e-commerce, mantiveram o mesmo modelo de negócios, entrando em crise.
Estes conceitos são mencionados em seu livro “Competing in the Age of AI: Strategy and Leadership When Algorithms and Networks Run the World”. Finalizou recomendando a leitura de alguns livros de ficção científica de autores como Ann Leckie, Ian M. Banks, Alastair Reynolds, N. K. Jemisin, William Gibson e Martha Wells, que são úteis para exercitar a ideia de pensar como será o mundo no futuro. Frase de George Bernard Shaw: “Você vê coisas e diz: por quê? Mas eu sonho coisas que nunca existiram e digo: por que não?”.
Agradecemos aos associados Ouro e em especial à MCI, que mais uma vez abriu as portas do HSM+ para a SWISSCAM; à Caran D’Ache e à Curaprox pelos brindes aos participantes.