Personalizar Preferências de Consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies classificados como "Necessários" são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para permitir as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Performance cookies are used to understand and analyse the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customised advertisements based on the pages you visited previously and to analyse the effectiveness of the ad campaigns.

Filtros

Presidents’ Club 2023

05/out/2023 - Presidents' Club

No dia 28 de novembro, foi realizada mais uma edição do Presidents’ Club, que pelo segundo ano consecutivo reuniu os associados Ouro e Prata em um espaço privativo dentro do HSM+, o principal evento de gestão e inovação da América Latina, sediado no Transamerica Expo Center em São Paulo.

Karim Lakhani, Professor na Harvard Business School, ministrou palestra sobre “Competição na era da IA: Como se preparar para a reinvenção da sua empresa”, seguida de um almoço. Em adição, os convidados tiveram o privilégio de ganhar o passe dourado, permitindo acesso à todas as experiências do HSM+.

O Prof. Lakhani mostrou o progresso da inovação em inteligência artificial em ondas que começaram desde 1950 com a cibernética até os dias de hoje com a inteligência artificial generativa, capaz de aprender e gerar novos conteúdos.

Também citou um estudo que realizou com 758 consultores de uma empresa global de consultoria empresarial, medindo a performance entre os grupos que utilizaram a inteligência artificial (GPT-4) em suas tarefas comparado com os que não utilizaram e os resultados mostraram um alto impacto na produtividade, com mais de 40% de melhora na qualidade e 25% mais ágeis na finalização das tarefas. Ainda assim, é possível observar que a maioria das pessoas ainda não utiliza a IA no dia a dia, embora possua conhecimento de seus impactos no trabalho.

Este gap entre saber e fazer é mencionado em seu artigo onde compara a habilidade de utilizar as ferramentas de AI com aprender a andar de bicicleta, que demanda tempo e esforço.

Para exemplificar empresas que implementam sistematicamente a inteligência artificial e plataformas digitais, temos a Amazon que reimaginou as possibilidades e dominou o mercado no setor livreiro, enquanto livrarias tradicionais como a Barnes & Noble, apesar de terem entrado no e-commerce, mantiveram o mesmo modelo de negócios, entrando em crise.

Estes conceitos são mencionados em seu livro “Competing in the Age of AI: Strategy and Leadership When Algorithms and Networks Run the World”. Finalizou recomendando a leitura de alguns livros de ficção científica de autores como Ann Leckie, Ian M. Banks, Alastair Reynolds, N. K. Jemisin, William Gibson e Martha Wells, que são úteis para exercitar a ideia de pensar como será o mundo no futuro. Frase de George Bernard Shaw: “Você vê coisas e diz: por quê? Mas eu sonho coisas que nunca existiram e digo: por que não?”.

Agradecemos aos associados Ouro e em especial à MCI, que mais uma vez abriu as portas do HSM+ para a SWISSCAM; à Caran D’Ache e à Curaprox pelos brindes aos participantes.